Mesmo com seca, Depasa não vê risco imediato de desabastecimento

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do Rio Acre amanheceu a quinta-feira (19) medindo 1,42 metros em Rio Branco. Apesar do volume reduzido de água, o Depasa não vê risco de desabastecimento imediato -e, caso a seca se intensifique já existe um plano para manter a captação.

“A princípio não. Só se mudar muito as situações”, disse ao ac24horas nesta quinta-feira (19) o diretor de Operações do Depasa, Alan Ferraz, ao avaliar possível desabastecimento.

A Defesa Civil de Rio Branco já há semanas manifesta preocupação com o verão intenso. Na quarta-feira (18) choveu pouco sobre Rio Branco após mais de um mês em seca.

O Depasa entende que no momento a questão é mais de distribuição que captação. “Antigamente as bombas não conseguiam manter a vazão mas agora nossas bombas estão mantendo”, completou Alan Ferraz.

Atualmente, são tratados 950 litros por segundo na ETA II e 590 na ETA I. Se o rio vazar a níveis menores, a implantação de um canal direcionando a água aos flutuantes das bombas ajudará a manter a captação e tratamento.

Compartilhar