Foto: Júnior Aguiar/Secom
O Acre figura entre os quatro estados com mais de 90% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ocupados. A situação é mais crítica em Rondônia, que atualmente registra 97,5% de suas vagas. Depois aparecem Acre (93,3%), Roraima (92%) e Amazonas (91,9%).
O que todos têm em comum? Os quatro estão localizados na região Norte, região essa que virou prioridade do Ministério da Saúde que apresentou na tarde desta quarta-feira, 17, aos governadores uma nova estratégia de vacinação para o país. O Ministério da Saúde defende que, a partir do próximo lote, sejam priorizados os estados onde a disseminação da nova cepa do novo coronavírus esteja comprometendo o sistema de saúde.
Segundo auxiliares do ministro Eduardo Pazuello, a proposta é começar pelo estado do Amazonas e imunizar não só os grupos prioritários, mas toda a população a partir dos 18 anos de idade. De acordo com a nova estratégia, toda a região Norte do país seria vacinada primeiro. O cronograma que o ministério apresentou aos governadores mostra que os estados serão totalmente vacinados na seguinte ordem: Amazonas, Roraima, Acre, Amapá, Rondônia e Pará.