O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Arlenilson Cunha, publicou uma portaria nesta terça-feira, 26, suspendendo as visitas aos presídios pelos próximos 15 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (26).
Segundo o Iapen, já foram notificados mais de 450 casos da doença entre os apenados, segundo o último boletim do dia 30 de dezembro de 2020.
Ao ac24horas, a assessoria do Iapen alegou que não foi registrado nenhum novo caso da covid-19 entre os apenados neste mês de janeiro.
A chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, Ingrid Kariny Suárez, explicou que a falta de novos casos da Covid-19 entre os apenados ocorre devido os detentos obedecerem às normas de saúde estabelecidas pela unidade prisional.
“As questões de educação em saúde tanto no Outubro Rosa e Novembro Azul foram fundamentais para a conscientização dos apenados, passamos de cela em cela, explicando o vírus e como fazer corretamente a higiene pessoal. Eu acredito que isso foi um fator importante para que chegássemos ao mês de janeiro sem nenhum caso registrado”, afirmou.
Segundo a portaria, ficam mantidas as atividades internas vinculadas ao processo de ressocialização, escoltas e saídas externas anteriormente agendadas, com exceção de requisições judiciais, funções essenciais à justiça e inclusões emergenciais.
Em outro trecho, Iapen mantém durante esses 15 dias os atendimentos de advogados junto aos seus clientes presos, bem como a entrega de materiais destinados às pessoas privadas de liberdade, resumindo-se estritamente, e nos casos excepcionais, os materiais de higiene.