De acordo com informação divulgada pela agência Reuters Brasil, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em reunião nesta terça-feira, 8, novos níveis para as tarifas de eletricidade no Acre e em Rondônia, que levarão à elevação das contas no primeiro estado e redução no segundo.
Os índices tarifários definidos pelo órgão regulador levaram em conta recente iniciativa do governo para amortecer aumentos para os consumidores principalmente do Norte e Nordeste, a medida provisória 998, publicada em setembro.
Com efeitos do que o governo apelidou como “MP do Consumidor”, as contas de energia em Rondônia terão redução média de 11,29% após a revisão tarifária aprovada pela Aneel para a Energisa Rondônia, empresa do grupo Energisa que atende a região.
No Acre, as tarifas da Energisa Acre terão aumento médio de 2,95% após a revisão autorizada. A MP aliviou o aumento em cerca de 8%, explicou a agência em nota. O processo de revisão extraordinária nas tarifas das concessionárias começou a ser discutido ainda em 2020.
A possibilidade dessa revisão, após avaliação pela Aneel, constava das regras dos leilões de privatização das distribuidoras de energia do Acre e Rondônia, que foram colocadas à venda pela Eletrobrás ao longo de 2018, com a estatal buscando se livrar de negócios deficitários para focar investimentos em geração e transmissão de energia.