Na fase laranja, Ilderlei permite reabertura dos serviços considerados não essenciais

Na fase laranja, do pacto “Acre Sem Covid”, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (Progressistas) publicou nesta sexta-feira, 10, decreto nº 236/2020, que trata sobre a reabertura dos serviços considerados não essenciais.

Todas as atividades que são permitidas no decreto deverá o comerciante e o consumidor o uso obrigatório de máscaras. As empresas deverão disponibilizar álcool gel ou pia na entrada do estabelecimento.

No decreto, ficam permitidas ou liberadas as atividades devendo ser observadas as seguintes regras:

Supermercados e material de construção: funcionarão com controle de entrada, limitando a uma pessoa por família, exceto quando for idoso e portador de necessidade especial que necessite de acompanhante.

Empresas do setor de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e similares: funcionarão com 30% de capacidade, limitando a entrada de uma pessoa por família, exceto quando for idoso e portador de necessidade especial que necessite de acompanhante.

Já o setor de serviços escritórios, agências de turismo e similares: funcionará com controle de entrada, limitando a entrada de pessoas. O setor de oficinas, borracharias e similares: funcionará com limitação de atendimento de forma não causar aglomeração.

A construção civil funcionará normalmente sendo obrigatório a disponibilização de pia e ou álcool gel para colaboradores.

O transporte coletivo, táxis, carro de aplicativo e moto táxis deverão limitar o quantitativo aos bancos disponíveis no veículo e realizar limpeza para desinfectar veículo após cada viagem

As igrejas irão funcionar a partir do dia 11 de julho com 30% da capacidade, limitando as pessoas nos bancos garantindo pelo menos 2 metros de distância entre os fiéis.

As academias funcionará com limitação por horário e tempo, a partir de 12 de julho. O tempo máximo de permanência na academia será de 1 hora, na prática de exercícios.

Já o Shopping Copacabana poderá funcionar das 11h às 22h, mas o empreendimento deverá ter controle de entrada e álcool gel. Proibido a permanência de pessoas em passeio. Não será autorizada a abertura da loja de brinquedos infantil. A praça de alimentação será autorizada a permanência de pessoas especificamente no uso de alimentação e 2 metros de distância.

Um dos tradicionais pontos da cidade, o Mercado João Melo será autorizado a funcionar com controle dos clientes nas portas de entrada, das quais devem ser reduzidas para 4 portas. O atendimento por loja será de uma pessoa por vez, devendo o lojista realizar controle das pessoas. Horário de funcionamento das 07h às 15h.

Hotéis e motéis poderão reabrir a partir deste sábado, 11, utilizando os cuidados de higienização. Cumprir todas as normas da vigilância sanitária.

Já restaurantes, lanchonetes, padaria, confeitarias, sorveterias e similares poderão funcionar das 07h às 22h, mas clientes devem ter distância mínima de 2 metros. Os camelôs deverão funcionar mantendo distanciamento de dois metros entre as barracas, e com uso de máscaras nas das barracas.

O prefeito alertou que as empresas que não se adequarem às normas poderão ter o seu alvará de funcionamento cassado, enquanto perdurar o estado de calamidade pública gerado pela Covid-19.

Ilderlei afirmou que os bares e balneários de acesso ao público serão contemplados com a reabertura de suas atividades tão logo a situação de Cruzeiro do Sul, após análise do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, reclassificar para a fase de bandeira “amarela”.

Compartilhar