Nesta segunda-feira, 18, no primeiro dia de rodízio no trânsito de Rio Branco, foi montado diversos pontos de fiscalização. O videomaker do ac24horas, Whidy Melo, acompanhou a movimentação na ladeira do Parque Maternidade, escolhido como um dos pontos de intensa movimentação da Capital.
A fiscalização contou com a participação de agentes da Polícia Militar, RBTrans e Detran, que montou barreiras em diversos pontos da Capital.
Em entrevista ao ac24horas, o agente da RBTrans afirmou que os motoristas que descumprirem o decreto irão receber as multas, mas só após o período de pandemia.
O objetivo do rodízio é diminuir o número de pessoas circulando pelas ruas como tentativa de conter o vírus e assim diminuir o número de mortes e evitar o colapso do sistema de saúde do Acre.
Estão excluídos do rodízio os taxistas e motoristas de aplicativos; veículos de profissionais da saúde e vinculados a órgãos da saúde, da segurança pública e Defesa Civil; da coleta de lixo; transporte coletivo; portadores de deficiência e doentes crônicos com mobilidade dificultada; de serviços funerários; transporte de alimentos e remédios; vinculados a serviços de energia, gás, combustíveis e saneamento básico e veículos da imprensa.