A interligação de localidades isoladas do Acre ao SIN é recomendável porque reduzirá os gastos com a conta de consumo de combustíveis (CCC), utilizados na geração local por termelétricas a diesel.
A conclusão é de estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), elaborado a pedido da distribuidora Energisa, que contempla três cenários possíveis para duas localidades: Assis Brasil e Manoel Urbano.
O estudo projeta cenários com economia de até R$ 80 milhões em 15 anos para os dois municípios.
Segundo a EPE, avaliando os custos da geração local por termelétricas a diesel versus os custos da interligação dessas localidades ao SIN, por meio de redes de distribuição. A análise foi realizada com base na redução dos dispêndios futuros da Conta de Consumo de Combustíveis, o que beneficia os consumidores de energia elétrica de todo país.
O valor total a ser desembolsado pela CCC é de aproximadamente R$ 103 milhões, cerca de 44% menor que a hipótese de manter os municípios sem interligação com o sistema nacional, indicando que para essas localidades a interligação é uma opção vantajosa, independente da consideração ou não da antecipação.