Foi inaugurada na quinta-feira, 14, a primeira montadora de bicicleta elétrica do Acre. A frente do empreendimento estão os empresários Márcio Rebouças e Cassiano Marques, representantes da marca Nature Bike, da empresa Engeplan. A montadora funciona na BR 364, sentido Rio Branco/Porto Velho, mas tem também um posto de revenda que fica na Rua Minas Gerais.
Na ocasião, a linha de bicicleta foi apresentada ao governador Sebastião Viana. A tecnologia das bicicletas elétricas tem uma autonomia de 35 a 45 km e a bateria pode ser recarregada em uma tomada comum.
A empresa tem como objetivo importar as peças pelo Peru, utilizando a estrada do pacífico. A diminuição de custos e tempo, comparado à comercialização via Manaus, é mais em conta, segundo os seus idealizadores Está será a primeira importação da China diretamente para o Acre. Saindo do porto de Da Chan Bay, na China, ao porto de Calao, em Lima no Peru, e em trânsito utilizando transporte multimodal pela Carretera Interoceânica, até Rio Branco.
Para essa nova linha de produção, a estimativa é de 2 mil bikes produzidas por mês, que serão vendidas não apenas no Acre, mas já acertados em mais 10 estados do Brasil. “A bicicleta elétrica pode ser usada no lazer, mas é um transporte. Nós acreditamos na mobilidade urbana sustentável, e desenvolvemos uma bicicleta elétrica que atende aos mais rigorosos padrões de qualidade.” diz Cassiano Marques. Para esse ano, a meta da Engeplan é produzir dez mil unidades.
Dois engenheiros chineses orientam linha de montagem em Rio Branco. Inicialmente, a linha de montagem vai empregar diretamente 42 pessoas. Mas, a unidade do Novo Distrito Industrial terá capacidade de absorver mão de obra de 180 trabalhadores. Uma tradutora foi contratada para viabilizar a comunicação entre os engenheiros e os trabalhadores.