Anibal capitula magoado

Não escondendo sua mágoa, o senador Anibal Diniz (PT), acabou de renunciar a sua candidatura à reeleição, na reunião que acabou há pouco na Aleac, com toda cúpula do PT. Petista presente à reunião disse ao BLOG do CRICA, que o semblante do Anibal era de quem estava com noites sem dormir. “Saiu abalado! Não sei se ele e seu grupo vão entrar com afinco na candidatura da Perpétua Almeida. Foi um arranhão profundo. A esposa do Anibal, Elisângela Pontes, já declarou publicamente que não vota nela. Não sei onde vai parar”, acrescentou. Para esse importante petista, o PT não pode correr o erro cometido na campanha passada, quando se dedicou demais à candidatura do Edvaldo Magalhães (PCdoB) ao Senado e isso quase derrotou o Tião Viana. “Temos que dar prioridade à campanha do Tião, o PCdo B que comande a campanha da Perpétua”, disse esse cardeal do PT. Anibal Diniz não aceitou ser candidato a deputado federal, preferindo ficar fora da campanha como candidato.

Chapão vai acabar
Já se discute na assessoria política do governador Tião Viana o desdobramento do chapão para deputado estadual. Num esboço de organograma, a ser submetido ainda aos partidos, na nova configuração ficaria uma coligação PT-PEN, outra PSDC-PCdoB- PROS e uma terceira PTB-PSB. A avaliação feita para justificar o novo modelo é que o formato poderá eleger mais deputados.

Discussão ampla
A configuração acima vai depender dos partidos e será submetida a um amplo debate.

Chapa da morte
A coligação PT-PEN é a chapa da morte. Terá seis deputados: Astério Moreira (PEN), Jamil Asfury (PEN), Denilson Segóvia (PEN), Ney Amorim (PT), Jonas Lima (PT) e Pereira (PT).

Completando a chapa
A chapa terá ainda os secretários José Reis (PT), Lourival Marques (PT) e Daniel Zen (PT), os ex-prefeitos Leila Galvão (PT), Francimar Fernandes (PT), e Itamar de Sá (PT). E Manoel Lima (PT).

Para início de conversa
Numa matemática superficial é de se prever que a base da eleição deverá ser de 5 mil votos.

Também muito forte
A coligação PROS-PCdoB-PSDC seria forte. Deputados: Maria Antonia (PROS), Walter Prado (PROS), Eduardo Farias (PCdoB), Moisés Diniz (PCdoB), Eber (PSDC) e Edvaldo Sousa (PSDC).

Fecharia com dois
A coligação PSB-PTB ficaria com dois deputados: Manoel Moraes (PSB), Chico Viga (PTB), e os vereadores Roger (PSB) e Marcelo Jucá (PSB). Não será fácil o PSB eleger dois deputados.

Aos moldes da vice
A apresentação de Perpétua Almeida (PCdoB) como candidata única da FPA deverá acontecer na próxima semana, em que estarão presentes dirigentes de todos os partidos da aliança

Primeira suplência
Existe todo um trabalho de convencimento para que uma comprovada liderança política, com vários mandatos, aceite o convite para ser o primeiro suplente de Perpétua Almeida (PCdoB).

Ponto final
A conversa final acontece este fim de semana, quando o martelo deverá ser batido.

Chapa completa
O PT trabalha para que na apresentação de Perpétua sejam apresentados os seus suplentes.

Candidaturas postas
Teremos três candidatos disputando o Senado. Gladson Cameli (PP) pela aliança do Márcio Bittar (PSDB), Roberto Duarte (PSD-DEM-PMN-PRTB) e Perpétua Almeida (PCdoB), pela FPA.

Único estreante
O único estreante na política na disputa do Senado é o advogado Roberto Duarte (PMN).

“Muito magoado”
Perguntei ontem a uma importante figura do PT, como estava o astral do senador Anibal Diniz (PT), após perder a indicação para Perpétua Almeida (PCdoB). Resposta: “muito magoado”.

Começou aí
A verdadeira derrota do senador Anibal Diniz (PT) começou quando seu principal apoiador, Jorge Viana (PT), colocou o pé no freio para evitar sérias trombadas dentro do PT.

Tese vencida
Jorge Viana defendia que Anibal Diniz (PT) disputasse a reeleição, e uma das duas vagas para o Senado, em 2018, seria entregue ao PCdoB. O PCdoB não aceitou e radicalizou com Perpétua.

Que é isso, Sibá?
O deputado federal Sibá Machado (PT) apareceu na mídia nacional, brabo, criticando o projeto que prevê que político condenado pelo STF, perca automaticamente o mandato. Que é isso?.

Vem eleito
Tudo depende ainda da situação jurídica, mas se o prefeito Vagner Sales (PMDB) for candidato a deputado federal podem ter certeza que vem eleito do Vale do Juruá, está em alta popular.

Grande prefeito
Até nas conversas da oposição, Vagner é considerado como um “grande prefeito”. Junto com João Tota e Orleir Cameli, Vagner, está como um dos melhores prefeitos de Cruzeiro do Sul.

Pode surpreender
O vereador Romário (PSDB-Cruzeiro do Sul), candidato a deputado estadual, deve ser bem votado, são informações que chegam até de adversários. É considerado um vereador atuante.

Não decolou
É opinião unânime de quem conhece a política de Acrelândia, que o prefeito Jonas da Farmácia (PROS), não conseguiu decolar. Acrelândia parece não ter muita sorte com seus prefeitos.

 Grande puxador
O ex-vereador e médico, Carlos Beirute, candidato a deputado estadual, será um dos puxadores de votos da chapa do PRP, o partido tem tudo para eleger dois deputados.

Movimento em preparação
O deputado Werles Rocha (PSDB) está orientando produtores de milho de Plácido de Castro, que tiveram sua produção surrupiada, que despejem sacos de milho na frente da SEAPROF.

Protesto original
É que os produtores queriam espalhar o milho do protesto no térreo da Aleac.

Corre solto
O deputado Manoel Moraes (PSB), que sempre tem excelente votação em Xapuri, é bem possível que repita a dose nesta eleição. É o nome de maior expressão no PSB

Apoio direto
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) não conquistou a sua candidatura a senadora no convencimento da FPA, mas, porque teve no governador Tião Viana seu padrinho principal.

Não é só ela
Não é só a esposa do senador Anibal Diniz (PT), a militante Elisângela Pontes, dentro do PT, que diz que não votará na Perpétua Almeida para o Senado. Conheço deputados do PT com o mesmo pensamento. E inclusive da base do governo. Sem falar em muitas lideranças petistas. Este é um angu de caroço nada fácil de ser dissolvido durante a campanha.

De turrão a beijador de criancinhas
O que é a política e a ânsia por um mandato! O secretário da Fazenda, Mâncio Cordeiro, conhecido por não ser nada afável, turrão mesmo, quer transformar sua imagem para beijador de criancinhas. Nunca foi a um ato popular do governo. Agora, quando é candidato a deputado federal, aparece em todos eles, sorridente, como em recente entregue de casas pelo governo. Não vai demorar e o Mâncio aparecerá com uma criancinha remelenta nos braços dizendo que é uma gracinha, a coisa mais linda do mundo. Assim é a política e o mundo dos políticos.

Resolvido, nem tanto!
Na teoria está resolvida a candidatura única do Senado da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB). Deverá ser anunciado, oficialmente, provavelmente, na próxima terça-feira,  em ato oficial da FPA. Tudo resolvido? Nem tanto. Perpétua Almeida terá agora a parte mais difícil, a de conquistar os bolsões do PT insatisfeitos com a detonação da candidatura Anibal Diniz (PT). E não fica só nisso, há vários deputados da base do governo prometendo fazer corpo-mole. Perpétua vai precisar de habilidade, para sua escolha não acabar sendo uma vitória de Pirro.

Compartilhar