Municípios do Juruá farão parte de consórcio entre prefeituras para buscar recursos em Brasília

Um consórcio que inclui os oito municípios da região do Vale do Juruá (Tarauacá, Feijó, Jordão, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Taumaturgo) está sendo criando pelos prefeitos dessas cidades, como forma de adaptação ao novo formato regional de captação e gestão de recursos de projetos, incentivado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em Cruzeiro do Sul, os vereadores já aprovaram (em sessão extraordinária), a entrada da prefeitura no Consócio. Nas demais cidades, os projetos estão em andamento em suas respectivas casas legislativas. O prefeito do município, Ilderlei Cordeiro, defende que “a sede” da regional seja em Cruzeiro do Sul, a maior cidade do grupo.

O projeto prevê a captação de R$4 milhões do governo federal para impulsionar a cadeia produtiva do café, açaí e farinha, será o primeiro apresentado pelo Consórcio em Brasília. A priori, a ideia, segundo o grupo, também é construir um Parque Indígena, numa área de 30 hectares, onde serão realizados festivais de cultura de cada etnia.

O prefeito de Marechal Taumaturgo, Isaac Piyãko, acredita numa viabilidade maior dos projetos a partir do Consórcio. Defende que “há que se discutir também temas de médio e longo prazo, como o saneamento básico das cidades: água, esgoto e a questão do lixo”.

Quanto a um grande festival que reúna os povos indígenas de todos os municípios em Cruzeiro do Sul, Ianko, que é Ashaninka, diz que “ cada povo deve seguir fazendo seu festival em suas próprias terras como forma de fortalecer sua cultura e proporcionar que as pessoa a conheçam e poderá haver um que envolva todos, em um novo formato”, cita.

A presidente da AMAC e prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, não teme que o Consórcio cause um racha entre os gestores municipais, como já houve no passado quando havia organizações diferentes de prefeitos de oposição e situação ao governo da época. “É só um novo formato de organização”, pondera Neri.

Compartilhar