A decoração de supermercados e comércios locais já contemplam os personagens da Páscoa há alguns dias. Mas, as comemorações simbólicas da este ano, ao que os números indicam, ficarão um pouco mais amargas no Acre e também no restante do país. Isso porque o preço do ovo de chocolate sofreu um reajuste de 1,5% no comércio acreano.
Segundo pesquisa divulgada semana passada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa de vendas para a data em 2019 serão menores devido ao aumento no nível de desemprego. Além disso, a previsão de baixa nas vendas também condiz com a situação atual da economia.
Ana Paula Oliveira, de 26 anos, percebeu o aumento no preço ao pesquisar valores nos comércios locais. “Vi que os ovos de Páscoa estão bem mais caros que no ano passado. Mas, isso acontece todos os anos, nunca estão mais baratos, apenas mais caros”. O jeito, segundo a assistente social, é investir nas caixas e barras de chocolate.
Em 2018, o faturamento nesta época do ano cresceu 2%. Em todos os estados brasileiros, as vendas devem atingir R$ 2,4 bilhões. De acordo com a pesquisa, as vendas da Semana Santa também podem sofrer uma diminuição nas vendas do azeite e do pescado.
Dona Raimunda Negreiros é aposentada e aproveitou o final de semana para adiantar as compras de Páscoa, mas ficou surpresa ao constatar os preços atuais. “Achei que estivessem mais em conta, mas o preço está muito alto. Vou esperar mais um pouco para comprar”, afirmou.
Em termos de vendas, a Páscoa é uma das datas comemorativas do varejo mais afetadas pela variação de preço. As outras são o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.