Se o Acre fosse país seria uma ilha da polinésia, diz portal de economia

Se o Acre fosse um país, seria Samoa, um arquipélago da Oceania, por terem Produto Interno Bruto (PIB) per capita muito parecido: 4.526 dólares do Estado brasileiro contra 4.334 dos polinésios, em valores de 2015. A comparação foi divulgada neste domingo (6) pelo Economista Visual, plataforma que busca linguagem mais simples para questões ligadas à economia.

Banhado pelo Oceano Pacífico, o território de Samoa, localizado na Oceania, mais precisamente na região denominada Polinésia, é formado por nove ilhas, sendo duas habitadas: Upolu e Savai’i. O país não possui nenhuma fronteira terrestre e os vizinhos mais próximos são Samoa Americana (a sudeste), Tonga (ao sul) e Tuvalu (a noroeste). A atual nomenclatura passou a ser adotada em julho de 1997, substituindo o nome Samoa Ocidental.

Por concentrar os serviços da União, o Distrito Federal possui disparadamente o maior PIB per Capita do Brasil, chegando a USD 21.263, equivalente a Arábia Saudita. Se fosse um país, o DF teria o 33º maior PIB per Capita do mundo, figurando logo atrás do tigre asiático Taiwan. Com um PIB per Capita de USD 12.243, o estado de São Paulo se equivaleria a Hungria. Isso se explica pois São Paulo além de possuir o maior PIB nominal do país, abriga também a maior população do Brasil, com quase 50 milhões de habitantes.

Compartilhar