Na semana, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Rio Branco, Esperidião Teixeira, protocolou na Superintendência de Trânsito (RBtrans), pedido para que a autarquia fiscalize a atuação desenfreada de falsos motoristas de aplicativos que estão atuando na capital do Acre.
Segundo Teixeira, desde que o transporte de passageiros por meio de carros cadastrados em aplicativos foi liberado em Rio Branco, surgiram dezenas de carros particulares que estão sendo usados para o transporte ilegal de passageiros.
¨Pessoas estão pegando seus carros, indo pra frente dos locais de grande movimentação, principalmente bares e boates, e ficam oferecendo o serviço de Uber. Na verdade são clandestinos que estão se passando por Uber. Ora, Uber não fica oferecendo o serviço na frente de festas não. Na verdade, são clandestinos que estão se passando por motoristas de aplicativos, burlando a legislação¨, denunciou ele que vai cobrar uma fiscalização rigorosa.
Esperidião Teixeira disse ainda que o Sindicato da categoria fez uma levantamento e constatou que cerca de 70% dos carros que se passam por aplicativos, são clandestinos, e estão causando prejuízos tanto para os credenciados quanto para os taxistas.
¨Isso está provocando um prejuízo duplo: para nós e para os aplicativos. Acreditem. mas nao temos concorrência com os carros regularizados dos aplicativos, mas esse pessoal está causando prejuízos para todos nós¨, disse o sindicalista.
O sindicato dos taxistas vai cobrar uma resposta rápida e enérgica da RBtrans para quesejam retirados de circulação os carros que estão atuando no transporte ilegal de passageiros na capital do Acre.