TJ Acre escolherá novo desembargador por merecimento; juiz Luiz Camolez é o primeiro na lista

SONY DSC

acre-camolez

O pleno do Tribunal de Justiça do Acre deverá iniciar nos próximos dias, o processo de escolha do novo desembargador que irá ocupar a vaga decorrente da aposentadoria de Maria Penha Sousa Nascimento. O acesso ao cargo será pelo critério de merecimento. Somente os juízes de entrância final que estão na quinta parte da lista de antiguidade poderão concorrer a vaga.

O primeiro da lista é o juiz Luiz Vitório Camolez, titular da Vara de Órfãos e Sucessões da Comarca de Rio Branco. Nove magistrados podem inscrever seus nomes para concorrer a vaga de desembargador. O processo será fiscalizado pela Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC). Uma lista tríplice devera ser escolhida para definir a ordem de pontuação.

Segundo o presidente da ASMAC, o juiz Giordane Dourado, a escolha “será pelo critério de merecimento e a escolha é feita pelos membros do Tribunal de Justiça do Acre. No merecimento serão aferidos e pontuados aspectos como a produtividade, presteza, frequência a cursos de aperfeiçoamento, segundo as normas da resolução do Conselho Nacional de Justiça”.

O magistrados esclarece ainda que “somente os juízes de entrância final que estão na quinta parte da lista de antiguidade poderão concorrer. Nessa lista, que pode ser consultada no site do Tribunal de Justiça, o primeiro é o juiz Luís Camolez e o último é o juiz Marcelo Carvalho”. Luiz Camolez é o novo presidente da ASMAC, escolhido por aclamação pelos magistrados acreanos.

Há 20 anos na magistratura, Luiz Vitório Camolez aparece como um dos favoritos para ocupar a vaga deixada por Maria Penha. Ele atuou como juiz eleitoral nas eleições municipais deste ano. Camolez é tratado pelos colegas como um magistrado preparado, estudioso, competente e com uma capacidade comprovada de atuação em sua trajetória na magistratura do Acre.

Compartilhar