Unacon realiza cirurgia de reconstrução de mama em pacientes com câncer

O Hospital do Câncer do Acre (Unacon) já realiza cirurgia de reconstrução de mama em pacientes acometidas pelo câncer de mama. Uma lei federal, em vigor desde abril deste ano, torna obrigatório o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O procedimento reestabelece a autoestima e vida social das mulheres que passam pelo drama de ter um ou os dois seios retirados em decorrência da doença.

Segundo a lei, quando indicado, a mama deve ser reconstruída na mesma cirurgia em que for feita a retirada do câncer. O mastologista e cirurgião do Unacon Sidney Oliveira explica que o momento para a reconstrução depende de vários fatores, como o grau da lesão, a fase da doença e o biótipo da paciente.

“Cada caso é único. É necessário analisar bem o histórico da paciente para dizer se ela pode, ou não, ter a mama reconstruída na mesma cirurgia de retirada do câncer”, diz.

Adriana Mendes foi diagnosticada com câncer em 2011 e passou pelo procedimento de mastectomia. Por recomendação médica, teve que esperar para se submeter ao procedimento de reconstrução da mama, que foi feita em julho deste ano. “Devido ao estágio da doença, precisei passar por quimioterapia e radioterapia e tomar 15 doses de vacina para não correr o risco de o câncer aparecer no outro seio”, relatou.

Compartilhar