Técnicas do Ministério da Saúde visitam maternidade em Rio Branco e se reúnem com Gemil

506ae840-54d8-4904-a9ab-a3efeea8264f

A quinta-feira, 15, foi de muitos questionamentos sobre as mortes de bebês ocorridas e atestadas na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, nos últimos meses. Técnicas do Ministério da Saúde (MS) estão na Capital acreana para apurar, pessoalmente, as condições da única maternidade pública do Baixo Acre.

A visitação à unidade de saúde ocorreu pela manhã. Já pela tarde, uma reunião a portas fechadas foi realizada na sede da Secretaria. Na mesa de conversa, o secretário de Saúde, Gemil Júnior, e a assessora especial do governo, Suely Melo e as representantes do Executivo federal. No encontro, a Secretaria de Saúde apresentou dados sobre a redução dos óbitos.

No site oficial do governo, a pasta divulgou explicações da gerente da Divisão da Saúde da Criança, Priscylla Aguiar. Ela comentou que as fiscais do MS estão no Acre para especificamente levantar informações sobre os serviços da maternidade. “De acordo com os números de bebês nascidos vivos, comprovamos que registramos uma redução nos casos de 2013 para cá”, revelou.

Segundo também informou a Secretaria de Saúde, em 2015, para se ter ideia do quão procurada é a maternidade, foram realizados 6,4 mil partos. Deste montante, contudo, 125 precisaram ter óbitos registrados. O quantitativo representa quase 2% do bruto de patos, resultado que, segundo a pasta, é bastante positivo.

“Nesse encontro com as técnicas do ministério nós conseguimos apresentar bons resultado. Além de tratar da queda no número de óbitos, o que por si já é importante, nós ainda temos novos investimentos que foram realizados lá na maternidade. O governo não para de trabalhar mesmo que com a crise financeira”, explica o secretário Gemil Júnior.

Após reclamações e denúncias, o governo resolveu acelerar as obras e inaugurar um novo bloco para os atendimentos das gestantes. Foram entregues novas salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), ambas construídas sob os padrões do Ministério da Saúde. Ao todo, foram investidos R$ 550 mil reais. As obras estavam paradas há alguns meses.

“Nos últimos meses nós inauguramos novos espaços, contratamos servidores e médicos para auxiliar os serviços lá na Bárbara Heliodora. Estamos aprimorando os serviços e capacitando mais os servidores, é um processo de avanço a curto, médio e longo prazo. Os resultados já começam a aparecer. Essa é uma determinação do governador Tião Viana”, pontua o gestor.

Compartilhar