Cúpula da Segurança apresenta ações para frear índices de criminalidade no Acre

O conjunto de medidas para combater a criminalidade foi anunciado nesta segunda-feira (23) pelas instituições que compõe o Sistema de Segurança do Estado. Entre as ações, as autoridades garantiram que as operações nos bairros serão intensificadas na capital.

A partir desta semana, quatro guarnições da Polícia Militar, além das equipes do Giro de todos os batalhões, estarão nas ruas, principalmente nos pontos e horários de maior incidência de violência.

O comandante da Polícia Militar, coronel José Reis Anastácio, mencionou os quatro homicídios registrados no último fim de semana, quando a Operação Cidade Tranquila foi desencadeada. “Em todos, a polícia estava em locais próximos e não demorou a chegar ao ser acionada. Mas os crimes foram de execução e acerto de contas, nossa atuação, nestes casos acaba sendo limitada”,afirma.

Sem anunciar a data, o governo também prometeu a instalação de câmeras de segurança em Rio Branco. Uma base móvel vai dar suporte aos trabalhos nos bairros. A criação de uma força integrada é outra estratégia, em parceria com o Ministério Público e o Judiciário. “Essa força integrada vai mediar conflitos, resgatar a sensação de segurança, verificar e cumprir mandados em aberto, além de identificar pessoas reincidentes”, explicou o delegado Emylson Farias, secretário da Polícia Civil.

Segundo o secretário de Segurança, Ildo Renir Graebner, metade das prisões que foram efetuadas este ano são de reincidentes. O Instituto de Administração Penitencária (Iapen) informou que vai discutir com a Vara de Execuções Penais, maior controle sobre os presos que cumprem regime aberto ou semiaberto.

Compartilhar