Professores da Ufac aprovam suspensão da greve sem data para volta às aulas

Em assembleia geral na tarde desta quarta-feira, 3, os docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac) aprovaram a pauta “Aprovação dos princípios norteadores para uma retomada das atividades docentes e apreciação sobre o encerramento da greve docente na Ufac”. A informação foi divulgada no Instagram da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (ADufac).

Segundo o comando local de greve, após debate e aprovação dos princípios norteadores da retomada das atividades, a assembleia deliberou, por unanimidade, pela suspensão da greve a partir desta quarta-feira, com a retomada das atividades na próxima segunda-feira, 8 de julho. Contudo, a data para o retorno das aulas dependerá da aprovação do calendário acadêmico pelo Conselho Universitário.

“Após 61 dias em greve, o movimento docente demonstrou um vigor sindical como há muito tempo não se via na Ufac. A falta de prioridade do ensino, pesquisa e extensão nos gastos da universidade e as precárias condições de trabalho e ensino foram publicizadas e se tornaram o centro de todo nosso debate nesses dias de paralisação. Graças às professoras e professores em luta, obtivemos muitas conquistas que já estão sendo implementadas”, diz a publicação.

Além disso, a associação mencionou a intransigência da reitoria em assinar o termo de acordo dos consensos em mesa de negociação e de pactuar a criação de um grupo de trabalho para debater as demais pautas após a greve. Segundo eles, a atitude não pode penalizar a comunidade acadêmica. “A derrota não é nossa, mas da própria democracia na Ufac. Seguimos, com Paulo Freire, esperando que a gestão superior da Ufac ‘diminua a distância entre o que se diz e o que se faz’,” destacou.

Compartilhar
Sair da versão mobile