Bolasie desencanta, Criciúma vence e mantém o Cruzeiro fora do G6

UOL
Bolasie comemora gol marcado pelo Criciúma contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Leonardo Hübbe/AGIF

O Criciúma venceu o Cruzeiro por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (3), no estádio Heriberto Hülse, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Bolasie marcou o único gol do jogo. O congolês foi às redes aos 26 segundos do segundo tempo. O Criciúma teve um jogador a menos nos últimos minutos após a expulsão de Allano.

O atacante quebrou um jejum de gols que durava nove jogos. Ele havia balançado as redes pela última vez no dia 27 de abril, na vitória do Tigre sobre o Vasco.

Com a vitória, o Criciúma chegou aos 16 pontos e assumiu a 12ª colocação provisória do Brasileirão — pode ser ultrapassado pelo Juventude, que ainda joga na rodada. O Cruzeiro, por sua vez, segue com 20, no oitavo lugar e perdeu a chance de entrar no G6 da competição.

O Cruzeiro volta a campo no próximo domingo (7), quando recebe o Corinthians, às 16h (de Brasília). No mesmo dia, mas às 18h30, o Criciúma visita o Vitória. Os dois jogos são válidos pela 15ª rodada do Brasileirão.

Como foi o jogo

O jogo começou aberto no Heriberto Hülse. O Cruzeiro quase abriu o placar nos primeiros movimentos: Arthur Gomes invadiu a área pela esquerda e tentou chapar a bola no canto esquerdo de Gustavo, mas mandou para fora. O Criciúma respondeu com Bolasie, que fez lance individual, levou para o meio, finalizou, porém parou em defesa de Anderson. A tréplica cruzeirense veio por meio da bola parada. Após bate e rebate, ela se ofereceu para Zé Ivaldo, que dividiu com o goleiro Gustavo, sem sucesso.

O Cruzeiro terminou o primeiro tempo sendo ligeiramente superior. Mesmo fora de casa, a Raposa teve mais a bola e apareceu mais vezes no campo de ataque. As chances claras, no entanto, foram poucas. Perto dos acréscimos, Romero serviu Lucas Silva na entrada da área. O volante finalizou cruzado, mas Gustavo espalmou. O Criciúma apostou nos contra-ataques, porém os erros atrapalharam os planos dos donos da casa.

O Criciúma abriu o placar logo aos 26 segundos da etapa final. Após cruzamento na área, Claudinho ficou com a sobra e finalizou cruzado. Bolasie, livre na segunda trave, só empurrou para as redes. O lance foi checado pelo VAR por possível impedimento do congolês, mas acabou validado.

Bolasie entrou de vez no jogo após abrir o placar. Logo depois de colocar o Criciúma na frente, o atacante quase fez o segundo. O camisa 11 recebeu pela esquerda, levou para o meio e bateu firme, rasteiro, no canto direito de Anderson. O goleiro cruzeirense e caiu e espalmou.

O Cruzeiro voltou a controlar o jogo depois do baque e parou na trave. Após alguns minutos do gol sofrido, a equipe mineira voltou a aparecer com mais frequência no campo de ataque. O técnico Fernando Seabra mexeu no time e quase viu a estrela brilhar. Em jogada rápida, Robert serviu Vitinho, o atacante conseguiu tirar de Gustavo, mas parou no travessão.

Allano virou personagem de destaque no jogo. O atacante, que entrou ao longo da segunda etapa, criou duas chances claras para o Criciúma na reta final do duelo, mas parou em defesas do goleiro Anderson. Nos acréscimos, recebeu o segundo cartão amarelo por chutar a bola longe para atrasar cobrança de falta do Cruzeiro e foi expulso. Mesmo com um jogador a mais, a Raposa não conseguiu buscar a igualdade.

FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 1 X 0 CRUZEIRO
Data e horário: 03 de julho de 2024, às 20h (de Brasília)
Competição: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Daniel Luís Marques (SP)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Gol: Bolasie (26″/2°T)
Cartões amarelos: Zé Ivaldo, João Marcelo (CRU), Matheusinho, Allano (CRI)
Cartão vermelho: Allano (CRI)

CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Higor Meritão), Rodrigo, Walisson Maia e Trauco; Barreto, Ronald (Fellipe Mateus), Matheusinho (Newton) e Marcelo Hermes; Eder (Arthur Caíke) e Bolasie (Allano). Técnico: Cláudio Tencati

CRUZEIRO: Anderson; Palácios (Arthur Viana), Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Mateus Vital); Lucas Romero, Lucas Silva (Vitinho), Ramiro (Barreal) e Matheus Pereira; Gabriel Verón e Arthur Gomes (Robert). Técnico: Fernando Seabra

Compartilhar
Sair da versão mobile