Profissionais de Cruzeiro do Sul se capacitam para novo medicamento da malária

Em Cruzeiro do Sul, cerca de 120 profissionais de saúde, incluindo médicos, microscopistas, agentes de endemias, técnicos de enfermagem e enfermeiros, participam nesta terça-feira,25,no auditório da escola Professor Flodoardo Cabral, de uma capacitação intensiva para a utilização da Tafenoquina, um novo medicamento para o combate à malária.

O objetivo da capacitação é garantir o uso seguro e eficaz para os pacientes, da Tafenoquina, que foi incorporada pelo Ministério da Saúde em 2023 no tratamento contra a doença. O medicamento, administrado em dose única, promete aumentar a adesão ao tratamento e prevenir a recorrência da malária, uma doença que ainda afeta milhares de brasileiros.

“ Com a capacitação, os profissionais estarão aptos a utilizar o medicamento de forma segura e eficiente, combatendo o aumento dos casos de malária em Cruzeiro do Sul e em todo o país. A Tafenoquina é uma ferramenta importante para alcançarmos a meta de eliminar a malária no Brasil até 2035″, afirmou Alexsander Vargas, coordenador de eliminação da malária do Ministério da Saúde.

A iniciativa, que visa fortalecer a vigilância e assistência à malária em todo o Brasil, terá continuidade em outros municípios do Acre e do Amazonas. Na quarta-feira, 26, a capacitação será realizada em Mâncio Lima, no Acre, e na quinta-feira, 27, em Guajará, no Amazonas. A expectativa é que, até o final da semana, cerca de 360 profissionais de saúde estejam capacitados para o uso da Tafenoquina.

Compartilhar
Sair da versão mobile