Alta abstenção em eleições da OAB/AC faz advogada protocolar requerimento

A advogada Marina Belandi protocolou na tarde desta quarta-feira, 12, um requerimento na seccional Acre da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC). O documento solicita à entidade que as eleições da classe, que serão em novembro, sejam realizadas de forma online. No último pleito, 2021, a taxa de abstenção foi de 33,10%, o que representou 736 profissionais que não foram às urnas.

Belandi já foi vice-presidente da OAB em duas oportunidades (2016 – 2018 e 2019 – 2021) e milita em movimentos da advocacia há uma década. Marina acredita que as eleições online vão oportunizar maior participação de advogados, especialmente dos mais idosos que encontram maior dificuldade de locomoção no dia do pleito.

“Várias entidades de classe e outras seccionais já realizam eleições online, o que viabiliza a participação mais confortável de idosos, profissionais do interior e até daqueles que precisam se ausentar de seu domicílio eleitoral no dia da votação. É chegado o momento da advocacia acreana também adotar essa modernidade e garantir a ampla participação de todos”, pontua a advogada.

Em agosto de 2021, o Conselho Federal da OAB aprovou a realização de eleições nas seccionais por meio da internet. Na época, o projeto foi apresentado pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Maranhão e o Distrito Federal.

Segundo Belandi, agora o trâmite prevê que o requerimento passe pelo Conselho Pleno da Seccional que se reúne mensalmente às primeiras quinta-feiras do mês.

Texto: Luanna Lins

Compartilhar
Sair da versão mobile