Morreu neste domingo, 2, Tonny Brasil, compositor precursor do gênero tecnobrega. O músico natural do Pará tinha 57 anos.
A causa da morte de Tonny não foi revelada pela família. Apesar disso, sabe-se que ele havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em abril.
Conhecido como “pai do tecnobrega”, gênero que mistura a música eletrônica ao brega, Tonny compôs mais de 2 mil letras, incluindo os sucessos “Dudu”, cantado por Joelma, e “Cumbia do Amor”, na voz de Marília Mendonça.
No X/Twitter, a cantora Gaby Amarantos lamentou: “Perdemos o pai do tecnobrega Tonny Brasil. Grande compositor, produtor musical e artista que sempre vibrava com minhas conquistas”.
“Um dos nomes mais importantes do brega paraense. O cantor e compositor Tonny Brasil deixa uma marca na cultura e história do nosso estado”, escreveu Helder Barbalho (MDB), governador do Pará.
Veja:
Perdemos o pai do TecnoBrega TONNY BRASIL. Grande compositor, produtor musical e artista que sempre vibrava com as minhas conquistas. Tonny sempre será um visionário da periferia que com poucos recursos ajudou muitos artistas a terem uma carreira!
Obrigada mestre, voe em paz! pic.twitter.com/WW6twUIdAL— Gaby Amarantos (@GabyAmarantos) June 3, 2024
Lamento o falecimento de um dos nomes mais importantes do brega paraense. O cantor e compositor Tonny Brasil deixa uma marca na cultura e história do nosso estado. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos!! pic.twitter.com/YKALDw4cwd
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) June 3, 2024