Operação policial entre Brasil e Bolívia coíbe crimes na fronteira

FOTO: ASCOM

Em parceria com a polícia nacional boliviana, as polícias Militar e Federal deflagraram a primeira fase da Operação Brabo, nesta segunda-feira, 27. Cerca de 30 policiais participam da força-tarefa que terá como foco, os crimes de roubos e furtos de veículos, além do tráfico de drogas na fronteira.

A Operação Brabo, que leva o nome da junção das sílabas iniciais de Brasil e Bolívia, deverá executar o policiamento ostensivo e preventivo, entre os municípios de Capixaba, no interior do estado, e Bella Flor, na Bolívia.

“O roubo e o furto de veículos, é uma realidade incômoda nessa região, principalmente quando se verifica que, via de regra, esses veículos se destinam à Bolívia por diversas rotas.

FOTO: ASCOM

A primeira fase da operação tem o foco em ações de inteligência, com levantamento de dados, e suporte logístico para que a Polícia Nacional da Bolívia consiga transitar e atuar na região, comumente utilizada como rota de tráfico e para transporte de veículos furtados e roubados no Brasil.

“Esse é um ponto muito estratégico para a segurança pública, e muito sensível também. Uma das alternativas utilizadas pelos criminosos tem sido a Vila Mapajo, na Bolívia, que fica a 15 quilômetros de Capixaba”, disse o tenente-coronel Michel Casagrande, comandante do Policiamento do Interior (CPI).

Nas fases posteriores da operação, as equipes devem atuar também no município de Plácido de Castro, devido ao acesso à Vila Evo Morales.

Compartilhar