Ibama destrói pista de pouso clandestina na Terra Yanomami

Legenda: Pista de pouso clandestina na Terra Yanomami é destruída pelo Ibama. — Foto: Ibama/Reprodução

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruiu nessa sexta-feira (3) ao menos uma pista de pouso clandestina usada por garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami.

A ação aconteceu na última noite na região do Samaúma, no município de Alto Alegreao Norte, de Roraima, uma das rotas para chegar ao garimpo ilegal.

Imagens mostram uma retroescavadeira destruindo ao menos uma pista clandestina. O objetivo da ação é interromper o fluxo de apoio logístico a atividade garimpeira por meio aéreo, o mais utilizado para se chegar ao território, que tem regiões de difícil acesso.

Nos últimos cinco dias, a Operação Catrimani II, coordenada pelas Forças Armadas, destruiu dois acampamentos e materiais de apoio usados por garimpeiros ilegais dentro da terra indígena.

As ações ocorreram nas proximidades do Rio Couto Magalhães. Os militares encontraram e destruíram dispositivos de comunicações utilizados para auxiliar pousos e decolagens de aeronaves nas pistas clandestinas.

Além disso, oito motores, duas motobombas, dois geradores, duas motosserras, uma espingarda, um servidor de internet, um motor de embarcação, quatro refletores para trabalhos noturnos, 200 metros de mangueiras também foram inutilizados.

Compartilhar
Sair da versão mobile