Um vídeo gravado na tarde desse domingo (28), no centro de Rio Branco, mostra pessoas em condição de rua matando uma capivara.
Um homem e uma mulher abatem o animal na rua Arlindo Leal, bem atrás do Palácio Rio Branco (veja o vídeo ao fim da matéria).
Nas imagens feitas por uma popular, que não se identificou, um homem aparece acertando o animal que já está caído em uma vala, com um pedaço de madeira. O homem se afasta e a mulher tenta tocar o animal, que reage.
A mulher então pega o pedaço de madeira e volta a atingir a capivara. Depois que o animal é morto, dois homens colocam a capivara nas costas da mulher, que sai carregando o bicho. Segundo flanelinhas da região com quem a reportagem conversou nesta segunda-feira (29), o animal foi levado para ser servido de alimento no bairro Papouco.
Além de ser crime, consumir carne de capivara pode acarretar doenças ao ser humano, como, por exemplo, a febre maculosa, raiva, leptospirose, leishmaniose e tripanossomíase, assim como enterobacterioses e doenças fúngicas.