Brasiléia realiza evento para celebrar o Dia dos Povos Originários

A Prefeitura de Brasiléia promoveu nessa sexta-feira, 19, um evento especial para celebrar e homenagear representantes do povo indígena Jaminawa, que residem em contexto urbano do município.

Com objetivo de reconhecer ainda mais sua cultura e tradições, promover a conscientização sobre a inclusão e reafirmar os direitos previstos na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, o dia foi marcado por uma programação diversificada e emocionante.

O evento teve início com a presença de autoridades dos três poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), convidados, incluindo a representante dos Povos Originários – Marilza Jaminawa, a Secretária de Educação – Francisca Oliveira, o Secretário de Meio Ambiente representando a Prefeita Fernanda Hassem- Professor Val, Presidente da Câmara Municipal – Marquinhos Tibúrcio, Promotor de Justiça do MPAC- Dr. Juleandro Martins, Gerente de Organismo de Política para as Mulheres (OPM), Suly Guimarães, Coordenadora do Núcleo de Educação – Maria Cecília e o Juiz da Vara Cível de Brasileia Dr. Robson Medeiros.

Durante as atividades culturais promovidas pelos povos originários da etnia Jaminawa que vivem em condição urbana no município e enalteceram as tradições dos Povos Indígenas. Além da realização do Programa Criança Feliz para as crianças indígenas da comunidade.

No Brasil existem aproximadamente 260 povos indígenas. O censo de 2022 mostra que são mais de um milhão e meio de pessoas. No Acre são aproximadamente 36 terras indígenas de 16 povos de etnias diferentes.

Em Brasileia, 56 famílias no total, sendo 224 pessoas indígenas da etnia Jaminawa vivendo em contexto urbano. Os Povos Originários são exemplos de luta e resiliência, afirmou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Professor Val.

“Quero agradecer a gestão municipal em nome da prefeita Fernanda Hassem que proporcionou esse momento como os Povos Originários. Esse evento representa reconhecimento e o respeito pelos povos indígenas, são exemplo de luta e resiliência ao longo da história”, disse.

Marilza Jaminawa representante da comunidade, falou da homenagem especial recebida.

“É muito importante e especial quando a gente ver que somos vistos e valorizados, estamos sendo homenageados e que poder público estar aqui conosco para nos apoiar”.

O Promotor de Justiça, Juleandro Martins, também prestigiou e falou da importância da homenagem.

“Quero reconhecer os avanços que foram feitos nessa comunidade, sabemos que ainda precisam ser ajustadas políticas públicas, mas o fato é que muito já avançou. Hoje é um dia muito simbólico para reconhecer a cultura, a resiliência e a força desse povo”, afirmou.

O juiz da Vara Cível de Brasiléia, Robson Medeiros, reconheceu a importância dos indígenas para a história de nosso país.

“O Poder Judiciário está sempre de portas abertas por causa dos povos originários, nós estamos voltados para atender de forma mais atenciosa suas demandas. Agradecer o poder público municipal por essa importante iniciativa”, destacou.

Compartilhar
Sair da versão mobile