Com vacinas a vencer, Acre tem maior índice de dengue na Região Norte

Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue — Foto: Lauren Bishop

De janeiro até a primeira quinzena de abril, o Acre teve o maior número de casos de dengue por grupo de 100 mil habitantes da Região Norte. No estado, a média é de 751 casos, o que coloca o Acre como o 10º entre todos do país.

Nesta quinta-feira, 18, o Governo Federal anunciou que autorizou os ampliar a faixa etária para receber a imunização, alcançando o público de até 59 anos. O estado é um dos 11 do país que têm vacina a vencer no final deste mês de abril.

A critério dos gestores municipais, a imunização poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, que é o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Os municípios que tiverem muitas vacinas contra dengue com validade até 30/04, representando um risco de perda física, poderão aplicá-las em faixa etária ampliada, de 6 a 16 anos. Em caso de necessidade, municípios poderão ampliar a estratégia para a faixa etária aprovada pela Anvisa, entre 4 a 59 anos, conforme disponibilidade de doses que vencerão até 30 de abril de 2024”, escreveu a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

A Sesacre ainda não anunciou se irá seguir a orientação do Ministério da Saúde.

Compartilhar