Jarude chama pesquisa de “nota 30” e evita comentar números do levantamento

Jarude apresentou um requerimento para que a Mesa Diretora - Foto: Sérgio Vale

Procurado logo após a divulgação do resultado da pesquisa do Instituto Real Time Big Data contratada pela TV Gazeta/Rede Record sobre o atual cenário da disputa eleitoral em Rio Branco, o deputado Emerson Jarude (Novo), que na consulta estimulada apareceu com 5% das intenções de voto e com 1 ponto percentual na aferição espontânea, evitou comentar os números.

Jarude se resumiu a dizer que achou a pesquisa “nota 30” e não mais respondeu ao pedido para que comentasse o resultado que colocou, na consulta estimulada, o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) a frente, com 39%, seguido pelo atual prefeito da cidade, Tião Bocalom (PL), com 34%, e o secretário de governo Alysson Bestene (Progressistas) na terceira posição com 6%.

No Instagram, o deputado ironizou o levantamento postando o link de uma matéria do ac24horas de 2020 que mostrava o resultado de uma pesquisa de intenção de voto para a prefeitura do Real Time Big Data que colocava, em 17 de fevereiro daquele ano, Minoru Kinpara liderando, seguido de Socorro Neri e Roberto Duarte. Aquela eleição foi vencida por Bocalom.

Na pesquisa atual, na consulta espontânea, Marcus e Bocalom aparecem praticamente empatados com 13% contra 12%, respectivamente. Minoru Kinpara, Socorro Neri, Alysson Bestene, Jenilson Leite, Coronel Ulysses e Emerson Jarude registraram, cada um, 1 ponto. Outros candidatos registraram 2% e nulos e brancos, 15%. “Não Sabem ou Não Responderam” registraram 52%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre com o número AC-04245/2024 e ouviu 800 eleitores de 11 regionais de Rio Branco entre os dias 6 e 8 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade é de 95%.

Compartilhar