Zequinha visita abrigo e áreas afetadas pela cheia do Rio Juruá com a vice-governadora

Neste domingo, 10, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Gonzaga, deputado federal, Zezinho Barbary e deputado estadual Nicolau Júnior, junto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal, estiveram no Rio Juruá, verificando as necessidades das famílias afetadas pela cheia do Rio Juruá nos Bairros Miritizal e Olivença.

“Estamos acompanhando de perto essa situação. O rio subiu muito chegando a 14, 04 metros, faltando 30 centímetros para alcançar a maior cheia que Cruzeiro do sul já teve, atingindo atualmente, quase 20 mil pessoas. No sábado o rio começou a baixar, mas hoje estamos com 12 escolas sendo abrigos. A gestão e todos que aqui se encontraram, estão preocupados com essas famílias e por isso o motivo dessa vistoria para acompanhar a situação de perto”, disse o prefeito Zequinha Lima, destacando que nos abrigos, além da alimentação, as famílias recebem assistência social e de saúde.

Após a vistoria no Rio Juruá, o prefeito e a vice-governadora e comitiva visitaram a Escola Flordoardo Cabral, um dos 12 abrigos que recebem as famílias atingidas pela cheia.

“É um período do ano que preocupa muito, pois várias famílias saem de suas casas devido à cheia. Mas nós do governo e da prefeitura, estamos sempre trabalhando, remediando, tentando prevenir e até mesmo procurando uma solução, montando constantemente um planejamento para ajudar essas famílias que atualmente precisam muito da nossa ajuda”, destacou a vice-governadora.

“Esse é um momento de solidariedade e estamos aqui acompanhando o prefeito, mostrando nosso apoio e visitando junto com ele as áreas afetadas pela cheia para mostrar também nossa preocupação com as famílias e juntos acharmos uma solução quanto antes para a ajuda todos”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Gonzaga, lembrando que a Assembleia entregou água mineral para as famílias alagadas.

A cozinheira Maria Auxiliadora Pereira está na Escola Flordoardo Cabral com a família há uma semana e agradece pelo apoio que vem recebendo desde então. “Eu não sei como estaria ou como faria sem a ajuda da prefeitura, que neste momento, está sendo de extrema importância não só para minha família mais para tantas outras. Eu só tenho a agradecer pelo acolhimento, pelo acompanhamento diário e principalmente pela preocupação de todos”, agradeceu.

O grupo esteve ainda na sala de Situação que funciona na sede da Defesa Civil Municipal, as ações de monitoramento das águas do Rio Juruá, afluentes e das informações meteorológicas.

O Rio Juruá, que alcançou 14,04 metros, está com 13,87 metros. Atualmente, 164 famílias, totalizando 510 pessoas, que precisaram ser retiradas de casa, então realocadas em casa de parentes ou nos 12 abrigos públicos mantidos pela prefeitura de Cruzeiro do sul. O fornecimento de energia elétrica em 788 casas também precisou ser interrompido.

Compartilhar
Sair da versão mobile