Faustão é acusado de furar fila do transplante de rim após espera por novo órgão e entidade se posiciona

Faustão é acusado na web de furar fila do transplante após receber rim novo; entidade reage: 'Cumpriu os critérios de priorização'. Foto: Divulgação, TV Globo / Purepeople

Faustão se viu novamente acusado de furar a fila do transplante após passar 20 dias na fila para receber um novo órgão. A Central de Transplantes do Estado de São Paulo reagiu e negou que o apresentador tenha furado a fila.

Faustão já está no quarto após passar por um transplante de rim na última segunda-feira (26) em decorrência de “doença renal crônica”. O comprometimento do órgão se deu pela insuficiência cardíaca, que o levou a passar por um transplante de coração em 27 de agosto de 2023. E de novo, nas redes sociais houve quem questionasse se Fausto Silva, 73 anos, havia furado a fila do transplante.

De acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, Faustão não passou a frente de ninguém, e o apresentador era o 13º na fila. A Central explicou ao jornal “Extra” que desde o dia 6 deste mês Fausto Silva estava listado para receber um rim novo e seguiu o rito de prioridades.

Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização“, informou a entidade.

Faustão ficou menos de 20 dias na fila do transplante de coração

No ano passado, em 8 de agosto Faustão foi inserido na fila para receber um coração novo, passando pelo procedimento 19 dias mais tarde. Não custa lembrar que em 2018, o apresentador se submeteu a colocação de stents no coração.

A Secretaria de Saúde frisou também que os pacientes recebem prioridades seguindo vários critérios, como “a impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal”, e são checados as compatibilidade genética e sanguínea, além da priorização e idade do doador.

A expectativa é que Faustão tenha alta na próxima semana. O apresentador está fora da TV desde agosto quando foi ao ar o último “Faustão na Band”, que havia sido gravado em maio. Com quase 40 anos só à frente de programas de auditório, ele já passou pela Gazeta, Record e Globo, onde trabalhou de 1989 a 2021.

Fonte: Terra via Purepeople

Compartilhar
Sair da versão mobile