Rio Acre alcança 16,20 metros e água vinda do Alto Acre preocupa autoridades na capital

FOTO: WHIDY MELO

O período da noite foi de mais subida do Rio Acre na capital acreana. Conforme medição divulgada pela Defesa Civil, o manancial alcançou a cota de 16,20 metros na manhã desta terça-feira, 27.

Em comparação a medição realizada às 18 horas de ontem (16,08 metros), o ritmo de subida do rio é de 1 centímetro a cada hora. O problema é que com o manancial mais de dois metros acima da cota de transbordamento, cada centímetro representa muita água e mais famílias desabrigadas.

“O problema é esse, com o nível atual, cada centímetro representa muito. Para se ter uma ideia, cada centímetro neste estágio é como se fossem 10 centímetros se o rio estivesse na cota de 12 metros”, explica Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil na capital acreana.

A previsão para as próximas horas é pessimista, já que o ritmo de subida do rio em Brasileia é muito alto. “Estamos muito preocupados porque o rio em Brasileia está subindo uma média de 4 centímetros por hora e toda essa água vem para Rio Branco. Inclusive, já podemos dizer que Brasileia vive a segunda maior cheia de sua história”, explica Falcão.

Até a noite de ontem, na última atualização dos desabrigados, mais de 600 pessoas estão nas escolas e no Parque de Exposições, em um total de mais de 200 famílias. O número cresceu durante a madrugada, já que mais pessoas foram obrigadas a sair de casa e o quantitativo será atualizado na manhã de hoje.

Compartilhar
Sair da versão mobile