Em 2023, uma arma de fogo apreendida por dia no Acre

A polícia apreendeu 534 armas de fogo em 2023 no Acre, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em 2022, foram 579 -redução de 7,7% em um ano.

Na média, mais de uma arma foi apreendida por dia no Acre em 2023, apesar da queda. Na Amazônia, o Acre é o 3o que mais armas apreende, perdendo para Amazonas, Pará e Rondônia. O Pará lidera na região, com 3.619 armas apreendidas ao longo do ano passado.

As armas alimentam os latrocínios (roubo seguido de morte) os quais, em nível nacional, caíram 23,64% no país no ano passado, quando foram registrados 953 ocorrências do tipo, em comparação com 2022, quando os números chegaram a 1.248.

As informações são fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal. O MJSP recebe e valida os dados eletronicamente junto aos membros da Federação. Os dados são coletados por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Validador de Dados Estatísticos (Sinesp VDE). O painel já está disponível para consulta. A atualização, com os dados do ano de 2023, será incluída na ferramenta nos próximos dias.

O sistema permite que o MJSP tenha dados nacionais oficiais validados, que otimizam os subsídios para tomada de decisões e implementação de políticas públicas, assim como para a produção e publicação de estatísticas criminais em âmbito nacional.

Compartilhar
Sair da versão mobile