Devota de quase 100 anos é exemplo da fé na procissão de São Sebastião, em Xapuri

Foto: Leônidas Badaró/Ac24horas

Pela 122ª vez em um dia 20 de janeiro, milhares de romeiros e fiéis saíram às ruas de Xapuri para homenagear São Sebastião.

Como sempre, uma multidão de Xapuri, Rio Branco, outros municípios e até de outros estados se uniram para mostrar sua devoção ao santo.

Para ir à procissão, não tem idade, a única coisa que importa é ter fé. É o que não falta para dona Mara Jacó, que vai completar 94 anos. Mesmo sem as pernas conseguirem caminhar o percurso, ela faz questão, em sua cadeira de rodas, de acompanhar o cortejo. Ela conta que nem lembra mais de quantas procissões já acompanhou.

Um dos principais motivos para participar do cortejo, conforme os devotos, é agradecer por um milagre consigo ou na família, que é atribuído à intercessão de São Sebastião. Joélia Alencar, é de Xapuri, mas mora em Rio Branco. Ela não tem dúvidas de que seu sobrinho só está vivo graças a São Sebastião. “Meu sobrinho sofreu um acidente grave, uma máquina que pesa 18 toneladas caiu em cima dele. Foram quase 20 dias de UTI com os médicos dizendo que ele não sobreviveria e hoje ele voltou a andar para honra e gloria do Senhor e a intercessão de São Sebastião. Tenho certeza absoluta do poder do nosso santo”; conta. Como forma de agradecimento, Joélia vestiu uma blusa com a foto do sobrinho e carregava uma cruz.

Ir à procissão é uma tradição que passa de geração nas famílias que são devotas do santo. Sandra Maria Bezerra também veio de Rio Branco para Xapuri e foi com a mãe, o que já é um hábito da família. “A gente vem todo ano, estou aqui com a minha mãe e é uma tradição de sempre vir agradecer pela intercessão de São Sebastião nas nossas vidas”, explica.

O anfitrião da festa, o padre Antônio Menezes, comemorou a multidão no cortejo religioso e lembrou que este ano, pela primeira vez, foi realizado um quinzenário com celebrações de missas. “Gratidão é a palavra. Interessante que nestes 122 anos, conseguimos realizar pela primeira vez um quinzenário, no lugar do novenário, onde eram apenas 9 noites. A gente se sente abraçado pelo povo da cidade, mas também das comunidades rurais, nos ramais e beiras de rio. É inenarrável celebrar este momento tão importante”, explica.

Foto: Leônidas Badaró/Ac24horas

Entre diversas autoridades municipais e estaduais, uma das presenças na procissão foi a do deputado estadual Nicolau Júnior (Progressistas). “Estou aqui a convite do deputado Manoel Moraes, que é daqui de Xapuri, é uma festa maravilhosa, de muita fé e que também movimenta a economia do município. É sempre um prazer está em Xapuri”, disse.

Compartilhar
Sair da versão mobile