Está quase tudo pronto para o início da 122 edição da procissão de São Sebastião em Xapuri.
Milhares de pessoas se aglomeram em frente à igreja que leva o nome do santo soldado romano. Um único ico detalhe preocupa os eevotos de São Sebastião, a chuva que começou a cair na tarde desse sábado, 20. Para fugir da chuva, os romeiros se abrigam debaixo das tendas da praça de alimentação.
Como já é tradição, a procissão deve percorrer as principais ruas da cidade em um período que deve durar cerca de 40 minutos a uma hora. Dona Maria das Graças Cavalcante veio da zona rural e diz que não tem chuva que é impeça de seguir o santo a qual é devota. “Meu filho, pode cair um temporal que eu vou seguir São Sebastião como eu faço há mais de 50 anos. Não perco uma procissão, já vim até doente, mas não falto o dia do meu santo”, conta.
A organização em conjunto da festa de São Sebastião entre prefeitura, que cuida da parte cultural e também disponibiliza os espaços para negócios como alimentação e também para o comércio ambulante, e a igreja católica, responsável pela programação religiosa, ainda não divulgou a quantidade de pessoas do município, mas estima-se que cerca de 15 mil pessoas participem da procissão este ano. Tem gente que veio de muito longe. “Eu sou devoto de São Sebastião e sempre que posso venho para a procissão. Moro em Manaus e nem sempre é possível porque a passagem é cara e às vezes o trabalho não permite, mas este ano como caiu no final de semana foi perfeito e eu tô aqui para pagar minhas promessas”, diz.