Sabor com amor: Floresta Gourmet 10 anos – A história da empresa acreana que conquista o Brasil

Empresário Yuna Uchôa ao lado dos pais - Foto: Jardy Lopes

Sabor com amor. A frase é mais que um slogan da empresa Floresta Gourmet. Basta conversar com quem faz parte do empreendimento, seja diretor, seja da parte administrativa ou cozinheira para entender que a busca pela excelência é um dos pilares do sucesso da comida que saiu de Xapuri e começa a conquistar o Brasil.

Como não há sucesso sem história, é preciso conhecer um pouco da empresa que surgiu no interior do estado e se tornou uma referência no Acre e a cada dia conquista novos mercados.

Everaldo Pereira, fundador da Floresta Gourmet, em discurso – Foto: Jardy Lopes

O ano era 2013, o advogado Everaldo Pereira abriu a empresa Floresta Empreendimentos, na cidade de Xapuri, visando participar de licitações públicas em todo o estado do Acre. Para atender a inúmeros editais, foi montado um restaurante no município do interior, o Restaurante Floresta, que foi a porta de entrada para a participação da empresa em várias licitações no estado, sempre no ramo de fornecimento de refeições. O diferencial da empresa começa aí, já que a cozinha ficava sob a responsabilidade de toda a família, que, com amor, conseguiu dar muito mais sabor aos pratos servidos.

Com os primeiros contratos, foi necessário transferir a empresa para Rio Branco, e como nome de fantasia, acrescentou a Floresta o Gourmet para diferenciar-se do público.

O crescimento da demanda começou a exigir mais mão de obra, e foi aí que aconteceu a convocação de outros familiares, irmãos, tios, tias, sobrinhos e sobrinhas que literalmente colocavam a mão na massa, no preparo dos alimentos, mas também na organização da logística para a entrega da comida nos locais mais longínquos do estado.

E foi por meio da própria família que a guinada nos negócios aconteceu. Yuna Uchôa Pereira, filha de Everaldo, começou a ser mais presente na empresa. Mesmo trabalhando na iniciativa privada, em um escritório de advocacia, passou a ser “puxada” para dentro da empresa, como ela mesma costuma dizer, e nos finais de semana ia para o interior do estado recolher as requisições dos lanches para emitir as notas.

Empresária chega com esposo e o filho ao jantar de confraternização da Floresta Gourmet

Em 2013, ao voltar de um intercâmbio no Canadá, concursada na Secretaria de Estado da Fazenda, Yuna tomou a difícil decisão de largar um emprego fixo, pediu demissão do trabalho e, assumiu de vez a empresa familiar.

Floresta Gourmet conquista o Brasil com seus sabores

Com o compromisso em servir com eficiência e qualidade, a Floresta Gourmet foi se consolidando na capital acreana e começou a se expandir.

O primeiro contrato firmado pela empresa fora de Rio Branco foi em 2016, quando assumiu o fornecimento de alimentos aos plantonistas do Posto Fiscal Tucandeira-BR 364 quase na divisa com o Estado de Rondônia.

Dois anos depois, a empresa começa, pela primeira vez, a atuar fora do Acre, ao atender às Casas de Saúde Indígena (Casai) nos municípios amazonenses de Tefé e Eirunepé e, em seguida, a Universidade Estadual do Amazonas, na cidade de Benjamin Constant.

O que parecia apenas um sonho distante, começou a se tornar realidade e a Floresta Gourmet passou a ganhar cada mais mercado e hoje fornece alimentos, além do Acre e do Amazonas, para os estados do Maranhão, Pernambuco, Rondônia, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

Emoção marca jantar de comemoração dos 10 anos de sucesso e Yuna projeta: “O céu é o limite”

No último sábado, 13, a empresa que hoje atende a todos os estabelecimentos integrantes do segmento de alimentação, conquistando o Certificado Nacional de Regularidade de Nutrição (CRN), organizou um jantar na Maison Borges, onde recebeu centenas de colaboradores e clientes para celebrar uma década de sucesso.

Yuna Uchôa se emociona durante jantar de celebração – Foto: Jardy Lopes

Como não poderia ser diferente, um momento marcado por muita emoção. O fundador da empresa, Everaldo Pereira, bastante emocionado, relembrou os momentos difíceis. “Chegar aqui hoje não foi fácil. Tudo isso é resultado de muito esforço e comprometimento. A cozinha chegou a funcionar na minha casa e muitas vezes, quando batia o desespero, eu dizia para Yuna, não desista. Uma das principais características dela é a seriedade. Lembro de uma vez, quando a empresa ainda não estava consolidada, que a Yuna me ligou e disse, pai vem me buscar. Eu perguntei, como assim? E ela respondeu que tinha vendido o carro para pagar impostos. Esse é um exemplo de sua responsabilidade e explica um pouco do sucesso”, relembra Everaldo.

Durante o jantar de celebração, a empresa pediu que cada convidado participasse de um painel representando que a Floresta Gourmet é uma construção coletiva.

Hoje, são mais de 100 pessoas empregadas pela empresa em oito estados do país, mais o Distrito Federal. O corpo de profissionais é formado por nutricionistas, cozinheiros (as) e auxiliares, supervisionados pela equipe geral de Rio Branco para garantir a qualidade dos serviços.

Além de alcançar o Brasil com seu sabor, a empresa tem proporcionado mudanças de vida. Com os olhos cheios de lágrimas, Cleia Silva, cozinheira que trabalha há um ano e meio na Floresta Gourmet, conta que tem realizado sonhos de vida. “Graças à Floresta Gourmet, eu já realizei dois sonhos, o primeiro foi o meu carro e agora a minha casa própria. Eu sei que ainda vou realizar muito mais, a Floresta Gourmet é a minha vida”, diz Cleia, chorando.

A Floresta Gourmet tem me proporcionado realizar sonhos, diz a cozinheira Cleia Silva

A emoção da cozinheira é compartilhada por Yuna. A empresária lembra dos conselhos do pai que fazem com que a Floresta Gourmet valorize cada conquista de seus funcionários. “Eu sempre aprendi com meus pais que não é só trabalho, que não é só dinheiro, que não é só receber salário, é se colocar no lugar do funcionário e querer que ele cresça, que ele se sinta importante e parte realmente da empresa. Eu sou muito grata e reconheço a importância de cada um”, afirma.

Basta conversar um pouco com Yuna para descobrir que a xapuriense é uma mulher que acredita em seus sonhos e não costuma se abalar com os percalços. Em um ambiente muito mais dominado pelos homens, ela fala sobre como “passa por cima” do preconceito. “O preconceito existe, mas nada disso pode nos afetar. Nossa credibilidade e a confiança dos nossos clientes estão baseados na excelência dos nossos atendimentos”, destaca.

Momento de oração em agradecimento ao sucesso da empresa

Yuna confessa que nem nos melhores sonhos imaginou que alcançaria o mercado de vários estados em tão pouco tempo, mas diz que não tem dúvidas que é só o começo.

“Nunca passou pela minha cabeça que eu conseguiria chegar tão rápido nessa proporção que estamos hoje. A gente tinha planos e a nossa meta era chegar neste patamar apenas em 2017, então foi muito rápido, muito lindo e muito emocionante. Estar aqui hoje é um trabalho desafiador. Eu sempre digo para os meus colaboradores que o céu é o limite e foguete não tem ré, o Brasil inteiro vai conhecer o nosso sabor”, diz, orgulhosa.

DEPOIMENTOS

Vanúcia “da Floresta” – “Nossa história só está começando”

Vanúcia Carvalho está há sete anos na empresa e cuida da parte administrativa. Ela conta que ainda vem muito pela frente. “Nossa história só está começando, a Yuna é muito visionária e quando a gente entende tudo que foi conquistado nestes 10 anos com a qualidade do que fornecemos nos nossos contratos, o cuidado com os colaboradores, a gente entende que ainda é uma história que tem muito para acontecer. Eu me sinto em casa, tanto que sou conhecida como a Vanúcia da Floresta, já é meu sobrenome, e tenho muita gratidão por isso”, afirma.

Maria Rosângela Batista – “Trabalhamos para que todos os dias nossa comida tenha sabor e amor”

Maria Rosângela Batista está na empresa há quatro anos. Ela, como cozinheira, é uma das responsáveis pela fama de boa comida da Floresta Gourmet. Perguntado qual o segredo do tempero, ela não revela, mas conta que fazer o que gosta faz parte do sucesso das receitas. “É uma alegria comemorar esses 10 anos. Trabalhamos para que todos os dias nossa comida tenha sabor e amor, nos dedicamos para sempre fazer o melhor e isso é um diferencial”.

Rayane Silva – “A Floresta foi como se fosse a minha primeira habilitação”

A festa foi para clientes, colaboradores, familiares, mas para quem também em algum momento dos 10 anos, contribuiu para o sucesso da empresa. Rayane Silva trabalhou por dois anos e conta como a Floresta Gourmet foi importante para sua trajetória profissional. “Meu Deus, a Floresta foi como se eu tivesse tirado a primeira habilitação, entrei com muitos medos, afinal, precisávamos cuidar de unidades em várias partes do Brasil, eu consegui aprender muito e até hoje tenho muito carinho e gratidão, tanto que estou aqui hoje”, revela.

Geovana Andrade: “Atender com qualidade para públicos diversos é um grande desafio”

A nutricionista Geovana Andrade, está há cinco anos como responsável técnica da empresa. A ela cabe a tarefa de acompanhar os serviços em todas as unidades e também a parte administrativa e as licitações. O grande desafio é adequar os cardápios conforme a região, mantendo a qualidade e, principalmente, o sabor dos alimentos. “São públicos diversos em todos os estados que atendemos, desde indígenas a restaurantes universitários, então é preciso muito cuidado para fornecermos uma comida saborosa e nutritiva”.

Joabe Lira – “Conseguimos oferecer uma alimentação de qualidade aos nossos trabalhadores”

A Floresta Gourmet é reconhecida pela qualidade dos alimentos que oferece, mas também por conseguir atender a diversos públicos, desde uma comida mais sofisticada, até o preparo de marmitas comuns, sempre com a mesma qualidade. “Eles forneceram alimentação para os nossos garis e a empresa sempre procurou prestar um serviço de qualidade, a gente sabe que não é fácil fornecer em grande qualidade, mas sempre tivemos na Floresta Gourmet uma parceira para alimentar bem os nossos trabalhadores”, explica.

Fotos: Jardy Lopes

 

Compartilhar
Sair da versão mobile