4 Opções de investimentos variáveis para 2024

Pensar em investimentos pata 2024 não está longe, pelo contrário. Faltando apenas alguns meses para o ano novo, é o momento de traçar planos para a carteira de investimentos. As condições econômicas apresentam reviravoltas e estar informado é o primeiro passo para tomar as decisões certas. As tendências, impostos e taxas de juros também fazem parte desta análise.

O mercado financeiro é um ambiente de negociação onde ocorrem diversas transações relacionadas a produtos financeiros, como ações, títulos, moedas e commodities. É um setor fundamental para o funcionamento da economia, pois permite a captação e a alocação eficiente de recursos, além de oferecer oportunidades de investimento e financiamento.

Tendências dos juros no momento de investir

Embora as taxas de juro permaneçam elevadas e os bancos centrais tenham iniciado um ciclo de redução das taxas, aumentando a taxa Selic de 13,75% para 12,75% anualmente, ainda há incerteza global devida as incertezas da inflação e os títulos do Tesouro dos EUA continuam a pagar um prémio elevado.

A Selic gera impacto direto nos custos de crédito e nos custos de investimento. Por exemplo, os varejistas se beneficiam com as taxas de juros mais baixas porque um corte na curva significa algo como preços cambiais mais baixos. Agora, as taxas de juros dos EUA podem afetar a taxa de câmbio do dólar em nosso país, o que pode afetar os investimentos relacionados a essa moeda.

Além disso, os conflitos no Oriente Próximo suscitaram preocupações de que o aumento dos preços do petróleo poderia levar a preços mais elevados de derivados como o diesel e a gasolina, podendo gerar um impacto direto na inflação.

Tendências do mercado de investimentos

O mercado financeiro está em movimento o tempo todo, ele não é um mercado estático. Algumas perspectivas e tendências já estão sendo traçadas para este mercado no ano em que se aproxima.

O confronto entre a Rússia e a Ucrânia fez com que os preços da energia disparassem, com os preços do petróleo a atingirem os 128 dólares o barril. Portanto, o petróleo parece ter uma tendência ascendente, uma vez que a oferta é limitada e a procura está a aumentar. Se você procura diversificação, considere cfd de petróleo e ETFs relacionados.

Os setores de energia e rodovias, por exemplo estão crescendo por causa da sua estabilidade. Além do mais, o preço das ações de empresas do varejo são uma das maiores altas do Ibovespa devido à recente queda da Selic.

Opções de investimentos variáveis para 2024

Mercado de ações: Devido as tensões geradas por conflitos entre grandes potências, fez com que o cenário geopolítico mundial se torne cada vez mais turbulento. O Brasil é considerado um local de baixo risco geopolítico comparado a outros países e mantém uma posição neutra diante de conflitos internacionais. Dessa forma, as perspectivas de investimento em ações de empresas brasileiras parecem mais favoráveis.

Os fundos mútuos são uma ótima maneira fazer a diversificação dos seus investimentos, esses fundos oferecem aos traders acesso a uma variedade de ativos, mesmo que o valor do investimento seja baixo, os fundos que estarão em alta são os fundos de ações, FIIs e ETFs.

Fundos de ações – Os fundos de ações estão recebendo mais atenção principalmente porque suas ações estão atualmente subvalorizadas. O que representa uma grande oportunidade para investidores que buscam um aumento do valor a médio e longo prazo. Os investidores moderados são incentivados a investir 10% da sua carteira em ações, enquanto os investidores mais corajosos chegam a 30% ou 40%.

FIIs – Os fundos imobiliários também estão ganhando o seu espaço ao sol e 2024 pode ser promissor. Apesar da inadimplência iminente, o interesse pelo fundo imobiliário CRI está crescendo e o número de cotistas disparou, segundo o Money Times.

A relação risco-retorno desses FIIs fica ainda mais atrativa. Ainda com uma ligeira melhoria na volatilidade, os retornos destes fundos podem atingir uns impressionantes 19,8%, mais do dobro da média histórica.

Exchange Traded Funds – Para realizar um investimento diversificado e de baixo custo, os ETFs podem ser uma boa escolha. Eles são mais fáceis de entender e geralmente têm custos e taxas mais baixos. Esses tipos de fundos de investimento que têm suas cotas negociadas em bolsa de valores como se fossem ações. Oferecem diversificação, replicando índices de mercado, setores ou estratégias específicas.

Portanto, o ideal é encontrar o equilíbrio certo entre segurança e potencial de lucro, ajustando sua estratégia de investimento aos seus objetivos financeiros e disposição para assumir riscos.

Compartilhar
Sair da versão mobile