Médica oftalmologista faz alerta sobre riscos de eclipse solar

Neste sábado, dia 14 de outubro de 2023, poderá ser observado um eclipse solar anular no Brasil, fenômeno em que a lua se posiciona entre a Terra e o sol, bloqueando parcialmente a luz solar. Os eclipses solares são eventos astronômicos fascinantes, porém é preciso tomar cuidado para observá-los em segurança devido ao risco de danos à visão.

Mesmo que seja por poucos segundos, não se deve olhar diretamente para o eclipse sem proteção, porque os raios solares podem causar danos irreparáveis à retina, especialmente, à mácula, que é a região central dela. Também não se deve olhar o Sol através de binóculos ou telescópios que não estejam equipados com filtros adequados, pois os raios solares vão se concentrar, causando danos sérios aos olhos.

É extremamente perigoso observar diretamente nosso astro com óculos de sol, películas de raios-x e materiais escuros semelhantes, pois com a escuridão as pupilas dilatam e aumentam a exposição à radiação.

Para assistir ao eclipse solar em segurança, a recomendação é usar filtro soldador nº 14 ou superior, com certificação de segurança, encontrado principalmente em lojas de material de construção, além de sites na internet. Mesmo com a proteção, quando for olhar para o sol, é recomendado fazer pausas. Outra opção é assistir através de transmissões ao vivo pela internet.

Dra. Isabel Braga Paiva – CRM/AC 1913, RQE: 890
Oftalmologista cooperada da Unimed Rio Branco especialista em Retina.

Compartilhar