Campeões do fogo no Acre, Feijó e Tarauacá superam 1.500 focos de queimadas em 2023

Bombeiro apaga focos de queimadas no Acre - Foto: Sérgio Vale

Os municípios acreanos de Feijó, com 35 mil habitantes, e Tarauacá, com 43 mil habitantes, são os campeões do fogo no Acre. Vizinhos, ambos têm peculiaridades únicas. O primeiro é considerado o produtor do melhor açaí do estado. O segundo produz um abacaxi de tamanho que só se encontra lá e em mais nenhum lugar do Acre, do Brasil e, talvez, do mundo.

Assim como os produtos tradicionais que saem dos dois municípios não são novidades, sendo conhecidos em todo o país, também não é com surpresa que as notícias sobre os maiores índices de queimadas e desmatamento recaem sobre Feijó e Tarauacá, que com relação aos focos de calor detectados neste ano até esta quarta-feira, 20 de setembro, são, respectivamente, o 13º e o 16º colocados entre todos os municípios brasileiros.

Ranking de municípios em 2023 – Gráfico: Inpe

Em 2023, Feijó acumula 864 focos de queimadas e Tarauacá 711. Juntos, atingem 1.575 detecções pelo satélite de referência AQUA Tarde, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, correspondendo a 42% do total do estado. No ano passado, quando a situação era bem pior nesse período, com relação à quantidade de focos, Feijó tinha 2.184 registros contra 1.348 de Tarauacá, o que resultava em 41,1% do total do Acre.

Nas 48 horas anteriores à atualização dos dados do Programa Queimadas, na noite desta quarta-feira, 20, Tarauacá foi o município que mais registrou queimadas no Brasil, com um total de 96 focos. Feijó foi o 7º colocado, com 42. Em setembro, os dois também estão entre os 10 mais. Feijó em 7º lugar com 456 focos e Tarauacá na 8ª posição, com 445 focos de queimadas.

Também nas últimas 48 horas antes da atualização mais recente, o Acre teve uma di ssparada de focos de queimadas com relação aos períodos anteriores. Foram 276 ocorrências em dois dias, o que representou 9,6% do total do país. Emetembro, são 2.041 focos de queimadas no estado, representando 6,3% do total do Brasil.

Feijó é o 7º município com mais focos de queimadas no Brasil em setembro – FOTO: INPE

Em 2023, o estado do Acre tem 3.689 focos, significando 3,8% do total de todas as unidades da federação, segundo os dados do INPE. Essa quantidade é 56% menor do que o registrado no ano passado do dia 1º de janeiro até 20 de setembro, quando haviam ocorrido 8.436 focos de queimadas, segundo os dados do satélite de referência.

Compartilhar
Sair da versão mobile