Prefeitura de Mâncio Lima decreta situação de calamidade devido à vendaval

Mulher teve a casa totalmente destruída - Foto: Ascom/Mâncio Lima

A prefeitura de Mâncio Lima declarou Emergência ou Estado de Calamidade nas áreas do município que foram afetadas por um vendaval no último dia 4 de setembro. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira, 11.

Conforme o decreto, assinado pelo prefeito Isaac Lima, o vendaval que durou em torno de 15 a 20 minutos, com ventos entre 88 a 102 quilômetros por hora, causou destruição e prejuízos a mais de 30 famílias dos Ramais do Feijão Insosso, Do Vinte, Do Queiroz, Do Gerino, Ramal do Banho, Do Zé Felipe e o Ramal do Batoque.

O Decreto autoriza a mobilização dos órgãos municipais para atuar sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, visando às ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Autoriza, ainda, a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para facilitar a assistência à população afetada.

Também dispensa licitações para aquisições de bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou estado de calamidade pública, bem como para parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano a partir da data do desastre, vedando a recontratação de empresas e a prorrogação dos contratos.

A situação de vendaval se repetiu no final da tarde desse domingo, 10, quando destelhou várias casas na comunidade Generoso, na zona rural de Mâncio Lima.

Compartilhar
Sair da versão mobile