Apagão: sistema está 100% religado em todo o país

A subestação Alto Alegre foi a primeira obra de grande porte entregue pela Energisa aos clientes acreanos. Entrou em funcionamento em 2019 e melhorou a qualidade no fornecimento de energia na parte alta de Rio Branco

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) assegura que o apagão acabou em todo o País e o sistema interligado nacional (SIN) foi 100% recomposto às 14h49 desta terça-feira (15).

De acordo com o ONS, houve uma ocorrência no SIN que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos a perda de 18.900 MW de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

“O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A normalização das cargas da região Sul foi concluída às 9h05min e nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, às 9h33min”, diz o ONS. As causas do apagão ainda estão sendo apuradas.

Nota da Energisa

A Energisa esclarece que o fornecimento de energia foi totalmente recomposto no Acre, às 10h10.

A interrupção foi ocasionada por um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em todo país. Como proteção, por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão.

Solicitamos divulgação para a população, a fim de se evitar a propagação de fake news.

Compartilhar