Em solenidade repleta de autoridades do Colegiado de Procuradores de Justiça, presidido pelo procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento no auditório do Centro Universitário Uninorte na tarde desta quarta-feira, 26, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) deu posse a 11 promotores de Justiça Substitutos, aprovados no XIII Concurso para ingresso na carreira da instituição.
Segundo o órgão controlador, a sessão de posse marca o início da programação alusiva ao aniversário de 60 anos do Ministério Público. Dentre os novos promotores de Justiça estão: Renan Augusto Gonçalves Batista, Maísa Arantes Burgos, Eduardo Lopes de Faria, Pablo Leones Monteiro Machado, André Pinho Simões, Christian Anderson Ferreira da Gama, Wendelson Mendonça da Cunha, Lucas Nonato da Silva Araújo, Flávio Augusto Godoy, Washington Guedes Pequeno e Lucas Ferreira Bruno Iwakami de Mattos.
Atualmente com 77 membros de 1° e 2° grau, o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro enalteceu a posse dos novos promotores que deve elevar o padrão de atuação do Ministério Público. “Com os 11 novos membros, vamos para 88 membros, então, era uma necessidade da instituição”, explicou.
Lovisaro deixou claro ainda que os novos promotores devem, após o curso de formação, fortalecer a atuação do órgão controlador nos 22 municípios acreanos. “Vão fazer o dever da sociedade e dos direitos jurídicos”, declarou.
Representando os empossados no evento, o promotor acreano Renan Augusto Gonçalves Batista, destacou que a solenidade marca a realização de um sonho adquirido desde que ingressou na carreira jurídica em 2016. “As minhas expectativas para a função são grandes e espero contribuir com a sociedade em um estado que tem 61 anos de existência, sobretudo, os mais vulneráveis como mulheres em situação de violência doméstica e pessoas com deficiência”, disse Renan.
Com a ausência do governador Gladson Cameli e de sua vice, Mailza Assis, o governo esteve representado pelo governador em exercício, deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), onde revelou a importância da posse dos novos promotores para a proteção da sociedade, haja vista o papel desempenhado pelo Ministério Público frente ao cidadão. “Além do belo trabalho institucional, eles [MP] fazem um belo trabalho social, então, temos acompanhado o trabalho do doutor Danilo Lovisaro que vem fazendo um bom trabalho”, mencionou Gonzaga.
O presidente da OAB-AC, Rodrigo Aiache, presente no encontro, comemorou a posse dos novos servidores da instituição. “É muito importante o fortalecimento das instituições na defesa da sociedade para que de fato se possa fazer justiça a quem precisa”, opinou.
A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, se mostrou contente com a solenidade dos novos representantes do Ministério Público. “Como o próprio nome já diz, eles são promotores de justiça e a sociedade estará abraçada, pois estarão protegendo as pessoas” garantiu.
Estiveram presentes no ato solene, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Ribamar Trindade, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Pedro Longo, os desembargadores Luiz Camolez e Samuel Evangelista, o deputado federal Eduardo Veloso e demais autoridades.