Em junho de 2023, o emplacamento de veículos automotores zero km no Acre caiu 14,5% em comparação com o resultado de maio. Em junho foram vendidos 692 unidades contra 805 no mês anterior. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Quando comparado com junho de 2022, o resultado é, no entanto, positivo, com crescimento de 1,2%. No acumulado de 2023 já foram comercializados 4.300 automotores. Em 2022, considerando igual período, foram 3.797 veículos.
Seguindo resultados anteriores, as motocicletas continuam sendo o veículo automotor mais vendido no Acre, com aumento de 7,9% na comparação de saldos acumulados entre 2022 e 2023.
Em junho a Federação informou que teve retorno de suas 54 associações de marca filiadas sobre a primeira semana de vigência da MP 1.175, na qual o Governo Federal ofereceu descontos patrocinados, que variaram conforme preço, eficiência energética e maior índice de nacionalização de peças dos automóveis e comerciais leves. “Conversei com os presidentes das associações de marca e a grande maioria me disse que houve um grande aumento no fluxo de loja das concessionárias, principalmente, nas marcas com mais modelos de entrada. O aumento de passagem variou entre 30% a mais de 260%, em alguns casos, mostrando o sucesso do projeto liderado pelo Presidente Lula e desenhado pelo MDIC e Fazenda”, comentou, à época, Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
No Acre, o melhor incremento registrado entre maio e junho foi no segmento de implementos rodoviários, que cresceu, impulsionado pela MP, mais de 133%, segundo a Fenabrave.