O cantor, compositor, pianista e arranjador João Donato, um dos nomes mais importantes da música brasileira, teve por diversas vezes suas composições presentes em trilhas sonoras de novelas da Globo.
Muitas das canções do músico acreano, que faleceu nesta segunda-feira, 17, aos 88 anos, foram interpretadas por artistas também bastante conhecidos, como Caetano Velozo, Gal Costa e João Gilberto. A mais recente obra estava presente na novela “Em Família”, de 2014, com a música “Eu Não Sei Seu Nome Inteiro”, cantada por João Bosco.
Mas o trabalho de Donato na televisão começou muito antes na década de 70. Em 1972, a “Burguês Fino Trato”, fez parte da história da mocinha pobre que sonhava em casar, em “Uma Rosa Com Amor”.
Um de seus maiores sucessos na carreira, a música “A Rã”, foi tema da novela “Cara e Cora”. Lançada em 1970, o trabalho fez parte do álbum “Bad Donato”. Três anos depois, a canção ganhou letra de Caetano Veloso e foi interpretada por Gal Costa no disco “Cantar”, de 1974. Ela também interpretou “Simples Carinho” e “Verbos do Amor” para a novela “Final Feliz”, de 1982.
Em 1975, João firmou parceria com Gilberto Gil na produção “Que Besteira”, que foi trilha sonora de “Pecado Capital”, em 1975. Atualmente, o trabalho do acreano em parceria com o cantor João Bosco, “Não Sei Como Foi”, faz parte da novela de Manoel Carlos, “Mulheres Apaixonadas”, de 2003, que está em reprise na televisão.
https://www.youtube.com/watch?v=zreM6af8L7o
Veja outras composições e trabalhos de João Donato que fizeram parte de novelas da Globo:
– “A Paz”, em “Mandala” (1987);
– “Até Quem Sabe”, em “Gina” (1978);
– “Brisa do Mar”, em “Celebridades” (2003);
– “Dança do Amor”, em “Tititi” (1986);
– “Flor de Maracujá”, em “Flor de Maracujá” (2007);
– “Minha Saudade”, em “Páginas da Vida” (2006);
– “Naquela Estação” e “Nua Ideia”, “em Rainha da Sucata” (1990);
– “The Frog”, em “Cobras e Largatos” (2006).