Após 12 anos de vida pública, ex-deputado Jonas Lima diz ter deixado a política para plantar café

O ex-deputado estadual, Jonas Lima, participou nesta quarta-feira, 12, do Bar do Vaz. Com experiência em três mandatos em cargo político, totalizando 12 anos, Lima destacou durante a entrevista que decidiu deixar de concorrer a uma nova eleição para plantar café.

Seu amor pela plantação aconteceu após visitar um campo produtivo no interior do Acre. “Eu não projetei a saída da política, mas a minha visita em Acrelândia, onde eu me encontrei com o café, eu consegui ver que ali eu poderia ajudar mais as pessoas, me dedicando a essa cultura na nossa região”.

Para o produtor, um dos problemas do Estado que ocorre há muito tempo é a infraestrutura dos locais, principalmente em relação aos ramais, por falta de trafegabilidade, prejudica o desenvolvimento da produção.

“É sempre a mesma conversa. Problemas nos ramais. A infraestrutura é sempre péssima para os produtores. Até para chegar em uma propriedade aqui perto de Rio Branco, existe uma imensa dificuldade e isso fica pior durante o inverno”, apontou.

Segundo ele, continua com as plantações por ajudar diversas famílias que também apostam na cultura do café. “Vi outra oportunidade de ajudar as pessoas e hoje temos uma cooperativa organizada, com 92 cooperados, todos trabalhando na agricultura familiar. E eu espero que daqui 2 anos, eles não precisem bater na porta de prefeitura para pedir gasolina, motosserra ou alguma coisa. Porque eles terão sua independência”.

Lima agradeceu o apoio de Jéssica Sales pelas emendas que fortaleceram os homens do campo do Juruá enquanto atuava como parlamentar e não ficou feliz por ela ter pedido as eleições em 2022 para deputada federal.

“Ela fez tudo que o Juruá precisou na área da política. Ali foi uma perca que nós estamos sofrendo até hoje. Ela colocou de emenda R$ 21 milhões para todos os produtores do Juruá, quando estava atuando”, afirmou.

Assista à entrevista na íntegra:

Compartilhar
Sair da versão mobile