6º Encontro do Conselho Nacional das Populações Extrativistas será nesta terça, em Xapuri

Nesta terça-feira, 11, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), antigo Conselho Nacional dos Seringueiros, realiza o seu 6º Encontro Regional, em Xapuri. O evento terá a participação de 100 lideranças extrativistas de territórios protegidos (RESEX/FLONAS/PARNA/TI) no estado do Acre. Desse público, será garantido a participação de no mínimo 50% de mulheres e 30% de jovens lideranças.

De acordo com a divulgação do CNS, o evento tem o objetivo de apoiar e fortalecer o processo de mobilização social das populações e comunidades tradicionais extrativistas do Acre em defesa dos territórios de uso coletivo e no enfrentamento dos ataques socioambientais que colocam em risco a luta e legado de Chico Mendes, além de eleger a delegação de lideranças extrativistas do estado para participar do VI Congresso Nacional da entidade.

Ainda segundo o CNS, os Encontros Regionais são momentos estratégicos que propiciam planejamento, participação e engajamento das comunidades tradicionais extrativistas no processo das lutas da entidade na defesa dos direitos sociais, da biodiversidade, do território e da luta por qualidade de vida na região.

“São espaços de participação comunitária, onde os líderes regionais do CNS estabelecem pautas (a serem direcionadas as esferas governamentais e de construção de agendas coletivas com os movimentos sociais na perspectiva de incidir politicamente proteção da vida no território e nas políticas públicas às populações extrativistas”, diz a entidade.

O evento acontece no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião, em Xapuri, entre os dias 11 e 14 de julho. Nesse período, serão apresentados e discutidos quatro painéis temáticos: O Papel dos territórios de Uso Sustentável no combate a Crise Climática; Consolidação dos Territórios de uso sustentáveis, Regularização Fundiária e Infraestruturas para as Reservas Extrativistas; Gestão sócio produtiva e as linhas de financiamentos para as economias da Sociobiodiversidade; e Gestão e Organização Social dos Territórios.

Compartilhar
Sair da versão mobile