Nefrologista alerta sobre a importância de beber água para a saúde dos rins

Durante o quadro “Bom dia Doutor”, da emissora Rede Amazônica, o médico nefrologista Dr. Ricardo Sena respondeu perguntas da comunidade e reforçou a importância da hidratação para a manutenção da saúde renal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o consumo médio de água por pessoa é de 2 litros, mas, de acordo com o médico, infelizmente, muitos não atingem essa quantidade. “O consumo ideal de água por dia pode variar de acordo com o peso, altura e idade, porém 2 litros por dia já é uma meta satisfatória. Manter-se hidratado também auxilia o corpo a se tornar mais resistente a doenças infecciosas, principalmente as síndromes respiratórias”, alerta o nefrologista.

As doenças renais podem ser consequências de alguns hábitos de vida que devem ser evitados, como o consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo, o consumo excessivo de sal e longos períodos sem acompanhamento médico. O médico ressalta que os exames de creatinina e de urina simples são excelentes aliados para o rastreamento precoce de doenças renais crônicas. “O acompanhamento com um médico especialista é fundamental, pois além do fator genético, hábitos saudáveis e exames laboratoriais de urina e creatinina são fundamentais para o acompanhamento clínico”.

No Acre, o transplante de rins é uma realidade, no entanto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a baixa conscientização e adesão de doadores de órgãos podem prolongar a espera pelo procedimento. Durante esse período, pacientes com Doenças Renais Crônicas são submetidos a tratamentos como hemodiálise ou diálise peritoneal, sendo esta última possível de ser realizada na casa do paciente.

Compartilhar