Por falta de estrutura, aluna com paralisia assiste aulas no chão e usa penico em escola

A menina Ysa Vitória, de 5 anos, tem paralisia cerebral e hidrocefalia. Ela é aluna na Escola Municipal José Cassemiro de Almeida, na comunidade Luzeiro, em Rodrigues Alves. Por falta de estrutura da unidade de ensino, fica na sala de aula sentada em um colchonete no chão. Para fazer as necessidades, tem que usar um penico, já que o banheiro não é adequado para ela e também não há rampa na escola.

Os pais da menina, Maria Jamile e José Robson, contam que a prefeitura reformou a escola este ano, mas não garantiu um banheiro adequado para Ysa Vitória, nem uma rampa, ou sequer providenciou uma cadeira adequada para a menina com necessidades especiais.

“Eu já procurei o secretário e diretor da escola e nada foi feito”, conta Jamile. Procurada pela família da garota, a vereadora Terezinha Fernandes, do PC do B, disse que vai levar o caso até o Ministério Público.

“A família já recorreu a todos os agentes públicos e nada foi resolvido. A família é carente e a menina não tem cadeira de rodas. Na escola não tem cadeira adequada para ela e nem banheiro. Vou cobrar o prefeito e encaminhar o caso ao Ministério Público, porque a escola foi reformada esse ano e a necessidade da criança não foi atendida pelo município”, contou.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Rodrigues Alves disse ao ac24horas que iria verificar a veracidade das informações junto ao setor responsável, mas não respondeu sobre a situação da menina que tem de usar penico e ficar no chão da escola municipal.

Compartilhar