Estudante de Cruzeiro do Sul representará o Acre no projeto Jovem Senador, em Brasília

A estudante Ana Sophie Silva dos Santos, de 16 anos, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul, a aproximadamente 590 quilômetros da capital Rio Branco, será a representante do Acre no Concurso Jovem Senador 2023.

Ana Sophie venceu a etapa estadual e deve se reunir com os ganhadores dos 26 estados brasileiros para a Semana da Vivência Legislativa, que acontece no Senado Federal, em Brasília, entre os dias 21 e 25 de agosto.

Nesta edição, o Programa Jovem Senador propôs aos jovens candidatos a temática “Saúde mental nas escolas públicas”. Ana conta que ficou muito feliz com a notícia, já que é um sonho antigo, ” desde 2018 eu sonho com o concurso jovem senador, desde quando minha mãe foi como professora orientadora, quando ela chegou em casa me contando como foi a experiência. A partir daquele momento, eu tornei aquilo um sonho meu, e agora eu vou realizar. Vai ser uma enorme honra representar o meu estado”, disse a jovem.

Foram três etapas até chegar ao resultado final, a primeira é a etapa escolar, onde acontece a seleção na escola, a segunda a estadual, onde são selecionados três textos de todo o estado e encaminhados Brasília e a terceira é a etapa nacional, onde, são anunciados os vencedores de cada estado.

A jovem senadora, também disse que foi muito trabalhoso chegar ao resultado final do texto e que a orientação de sua professora, foi muito importante “foi muito trabalho, noites em claro, muita orientação, muito papel rasgado para chegar ao resultado final, mas, hoje posso colher os frutos desse árduo trabalho”, concluiu Ana.

O assessor do Ensino Médio da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul, Rodrigo Moreira, disse estar muito feliz em ter uma aluna do Juruá, representando o Acre.

Ana Sophie, juntamente com a professora orientadora, Maria Rocha, irão ao Distrito Federal e ficarão aproximadamente uma semana, exercendo atividades como: debates, elaboração de propostas de leis e simulações de votações. Eles simularão todo o processo, desde a posse e eleição da Mesa até a aprovação dos projetos. Caso as propostas sejam acatadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, seguirão para discussão e votação no Senado, assim como as propostas apresentadas pelos senadores.

O programa Jovem Senador é uma experiência enriquecedora para os estudantes, pois proporciona o contato direto com a política e o processo democrático do país, incentivando a participação cívica e o interesse pelos assuntos públicos.

Por Juruá Online.

Compartilhar