Possível surto de tuberculose assusta familiares de detentos em presídio de Sena

Familiares de detentos que cumprem pena no presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, estão preocupados com informações de um possível surto de tuberculose na unidade prisional.

“O que a gente sabe até agora é que tem vários presos doentes e um chegou até ser internado. É uma preocupação para a família, mesmo sabendo que meu filho cometeu um crime”, afirma a mãe de um preso, que prefere não ser identificada.

A doença é uma preocupação maior ainda das autoridades de saúde em presídios, já que por ser altamente contagiosa e o ambiente de superlotação e baixa incidência solar favorecem a disseminação da tuberculose.

A reportagem procurou o Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), Glauber Feitoza, que confirmou que oito presos estão em tratamento na unidade prisional. Conforme o gestor, as medidas necessárias estão sendo adotadas. “O fato é que temos oito apenados em tratamento de tuberculose, todos já foram diagnosticados, medicados e estão sendo acompanhados pela equipe de saúde”, afirma.

Por ser altamente contagiosa, presos diagnosticados com a doença devem ficar isolados. Glauber garante que os presos estão separados dos demais presos. “Todos estão separados em celas que ficam distantes da vivência coletiva do presídio”, diz Feitoza.

Compartilhar