O programa Melhor em Casa, vigente em Cruzeiro do Sul, visa atender pacientes que possuem problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde, que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos. A indicação para o atendimento domiciliar pode vir de diferentes serviços da rede de atenção.
A prestação de assistência à saúde é de responsabilidade da equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e da equipe multiprofissional de apoio (EMAP), sendo o cuidado compartilhado com a família e/ou cuidador responsável. Segundo a coordenadora do programa em Cruzeiro do Sul, Deane Tavares, atualmente 52 pessoas são atendidas pela equipe multiprofissional, sendo que a capacidade máxima de inscritos é de 60 pessoas.
Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Para ter acesso a esse serviço, basta entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou com a Secretaria de Saúde do município para mais informações.
Por Juruá Online.